A CAIXA Cultural Fortaleza dá continuidade a sua programação de Artes Visuais de 2018 com a abertura simultânea de duas mostras que se destacam pela proposta de despertar uma reflexão sobre o homem e a natureza a partir da arte, em suas diferentes formas e manifestações. No dia 20 de março, a partir das 19h, o público vai ter a chance de prestigiar, em primeira mão, as exposições “Êxodos”, com obras do renomado fotógrafo Sebastião Salgado, e “Lágrimas de São Pedro”, instalação do artista plástico baiano Vinícius S.A.

Premiado internacionalmente, Sebastião Salgado é considerado um dos maiores talentos da fotografia mundial pelo teor social em seu trabalho. Para chegar ao resultado de Êxodos, ele viajou durante seis anos, por 40 países, para mostrar a humanidade em trânsito, provocando uma reflexão sobre as questões políticas, sociais e econômicas de pessoas que foram obrigadas a deixar a sua terra natal.

Êxodos é uma história reveladora, que retrata pessoas que abandonam a terra natal contra a própria vontade. Em geral, elas se tornam migrantes, refugiadas ou exiladas, compelidas por forças que não têm como controlar, fugindo da pobreza, da repressão ou das guerras.

A abertura de “Êxodos”, que tem a curadoria de Lélia Deluiz Wanick Salgado, contará com a presença de Rose Lima, responsável pelo Projeto Expográfico.

Já a exposição “Lágrimas de São Pedro” é composta por cerca de 4 mil “lágrimas” formadas por bulbos de lâmpadas cheios d’água presos por fios de nylon ao teto em diferentes alturas e iluminações específicas. A ideia é criar um ambiente onde o espectador possa se envolver com a obra, possibilitando a interação entre a arte e o fruidor de maneira abrangente. “É como se tivéssemos o poder de pausar a chuva, uma chuva de gotas grandes, limpas, transparentes e leves, e com isso poder contemplar sua beleza, seu poder, seu símbolo, sua necessidade”, afirma Vinícius S.A, que estará presente na noite de abertura.

Sucesso de público e de crítica, “Lágrimas de São Pedro” não remete apenas a questão da chuva e ao alívio do sofrimento do sertanejo, mas também dialoga com a questão do tempo. Para Alejandra Muñoz, professora de história da Arte da Universidade Federal da Bahia, as lâmpadas de vidro constituem uma metáfora da abissal diferença entre quem tem tudo e quem tem apenas o agora. Temos o privilégio de entrar na chuva, mas não podemos ainda sentir o molhar. “Estamos situados em uma fresta de tempo suspenso onde o presente é um instante de eternidade”, diz.

Serviço:

Exposição: abertura de “Êxodos”, de Sebastião Salgado, e “Lágrimas de São Pedro”, de Vinícius S.A

Local: CAIXA Cultural Fortaleza

Endereço: Av. Pessoa Anta, 287, Praia de Iracema

Dia: 20 de março de 2018

Horário: 19h

*presença confirmada de Rose Lima, responsável pelo Projeto Expofráfico de “Êxodos”, e Vinícius S.A

Êxodos – Sebastião Salgado

Período: 21 de março a 20 de maio de 2018

Horário: terça-feira a sábado, das 10h às 20h | domingo, das 12h às 19h

Classificação indicativa: Livre

Entrada gratuita

Acesso para pessoas com deficiência

Paraciclo disponível no pátio interno

Lágrimas de São Pedro

Período: 21 de março a 06 de maio de 2018

Horário: terça-feira a sábado, das 10h às 20h | domingo, das 12h às 19h

Classificação indicativa: Livre

Entrada gratuita

Acesso para pessoas com deficiência

Paraciclo disponível no pátio interno