Homem etc

Esse mês tem mais uma edição do Dragão Fashion Brasil – Vem ver os Detalhes do Evento

“Olhar a realidade através de todas as camadas, abrangendo todos os sentidos e todas as direções”, resume Claudio Silveira, ao anunciar a proposta da edição 2018 do DFB Festival, uma das mais relevantes mostras multidisciplinares do Nordeste e maior encontro da moda autoral da América Latina. O realizador do DFB reforça que, “em tempos de temperatura elevada em todos os setores da nossa sociedade, é preciso se posicionar de forma positiva para garantir a máxima participação de todos os indivíduos, sem discriminação, censura ou limitação”.

 

A fala de Claudio reflete os princípios da Economia Circular e da Economia Criativa, que norteiam o Evento este ano, e que já vêm sendo abordados em edições anteriores. Ao consolidar-se como evento multidisciplinar, o DFB Festival 2018 reforça sua missão maior: promover a inovação e o acesso às mais diversas formas de produção criativa.

Realizado de 09 a 12 de maio, o Evento volta, pela quarta vez, ao Terminal Marítimo de Passageiros do Porto de Fortaleza, e apresenta uma extensa programação reunindo cultura, música, moda, dança, gastronomia, empreendedorismo e formação.

Shows empoderados celebram a pluralidade

Em 2018, o DFB Festival distribui a programação musical em três palcos, sendo o principal o Ceará Sobe o Som, que, no decorrer de 4 dias, receberá 8 shows e 4 sets de DJs convidados. Entre os destaques, a festa de abertura do DFB Festival 2018, na quarta, 09 de maio, terá como atração a carioca Iza, uma das grandes novidades da música pop brasileira. Na programação da noite, Audi + DFB Festival recebem convidados no frontstage.

O Palco Ceará Sobe o Som ainda recebe a revelação As Bahias e a Cozinha Mineira, CIC e a paulista Karol Conka, encerrando o evento no sábado, com uma festa que traz o tema “Não se importe com meu decote”, patrocinada pela marca cearense Nayane Rodrigues Lingerie. Toda a programação do Palco Ceará Sobe o Som é 100% gratuita.

O Espaço recebe, ainda, duas grandes performances de dança assinadas pela coreógrafa e bailarina Vera Passos – uma delas inédita no Brasil e já apresentada em solo norte-americano. Ampliando o cardápio musical, haverá concertos em versão pocket, em palcos especiais, na área externa das salas de desfile. A programação é sujeita à alterações sem aviso prévio.

Ainda no line up, o Palco Moda apresentará pocket shows nos intervalos dos desfiles; já o Palco Atlântico Sul, com curadoria a cargo da emissora de rádio homônima, terá apresentações diárias da Banda Duetos.

Segmento Moda promove pluralidade e celebra o beachwear cearense, a indústria que é a nossa praia

Com 19 anos de uma história fortemente ligada à tradição da indústria cearense de têxteis e confeccionados, o DFB Festival apresenta um line up composto por 38 desfiles de moda, entre nomes autorais, grandes players nacionais e criadores emergentes, distribuídos em três salas, com capacidade para 1.000, 800 e 600 lugares. Números que o tornam reconhecido internacionalmente como o maior e mais relevante encontro da moda autoral da América Latina.

Entre as novidades, a parceria com a têxtil catarinense Lunelli, marca que apoia o DFB, acreditando muito no evento e no potencial de moda do Nordeste. O grupo desenvolverá uma série de ações: palestra do Walter Rodrigues, grande nome da moda Brasileira e participação da diretora criativa da marca Lez a Lez, Juliana Jabour. O Grupo Lunelli está há 36 anos no mercado têxtil, possui 4,3 mil colaboradores e é gestor das marcas Lez a Lez, Lunender, Alakazoo, Hangar 33 e Lunelli.

Outra boa nova é o retorno da Riachuelo ao lineup do Evento, encerrando, novamente, o DFB Festival com um trendshow reunindo os principais desejos de moda da temporada em um megadesfile.

No pavimento superior do Terminal Marítimo, uma outra novidade: o DFBeach Club, uma nova sala de desfiles, para 600 convidados com vista panorâmica para o entardecer no Oceano Atlântico, com line up exclusivo em beachwear. A mostra foi idealizada para estimular e dar mais visibilidade à indústria da moda praia cearense. A estrutura do espaço é transparente e climatizada, e os desfiles têm início no fim da tarde, ao pôr-do-sol, a partir das 17h30min.

Por lá, passarão as estreantes Flee! e Hand Lace, além da praia deluxe da Bikiny Society, que promoverá uma sunset edition para apresentar sua coleção.

No DFB Festival, moda é sinônimo de oportunidade e suas ações reafirmam sua missão primordial: proporcionar o acesso do público a talentos emergentes e em formação, bem como marcas e designers que não se encaixam nos formatos mais tradicionais do trade.

Para fomentar o novo, o DFB realiza, desde 2001, o Concurso dos Novos, tradicional competição aberta a instituições de ensino superior e técnico de todo o Brasil. Em jogo, além do Trofeu DFB e do reconhecimento de um número expressivo de profissionais da imprensa especializada de todo o Brasil, um prêmio em dinheiro no valor de R$ 10.000,00 (dez mil reais). Nesta edição, as instituições participantes devem desenvolver coleções-cápsula com o tema: “Economia Circular: todos os ângulos da inovação e da renovação no pensamento e no fazer moda”.

Os talentos autorais ganham as passarelas do DFB Festival 2018. Novos nomes foram adicionados ao line up, como a paulistana minimalista D-Aura; o projeto cearense Elo.Collab, capitaneado por um trio de mulheres com foco em design sustentável; a cosmopolita Tanden e as apostas Jonhson Cavalcante, Bruno Olly, Ivanovick, Fábio Caracas e Herculano Marques (vencedor do reality show Comunidade:Moda em 2017).

Horário

09.MAIO – QUARTA

10.MAIO – QUINTA

11.MAIO – SEXTA

12.MAIO – SÁBADO

17:00

SALA DFBEACH CLUB

SALA DFBEACH CLUB

SALA DFBEACH CLUB

SALA DFBEACH CLUB

FLEE

Hand Lace

Bikiny Society

18:30

SALA BRANCA

SALA BRANCA

SALA BRANCA

SALA BRANCA

D-AURA

+

André Sampaio

Concurso dos Novos 1

Concurso dos Novos 2

Faculdade Ateneu

UFC

Faculdade Santa Marcelina

UFPI

IFRN – Campus Caicó

Univ. Estácio de Sá

SENAC – SE

Univ. Estadual Santa Catarina

19:00

SALA NEGRA

SALA NEGRA

SALA NEGRA

SALA NEGRA

Saldanha

Elo.Collab

+

Fábio Caracas

Ivanovick

+

Herculano Marques

Jonhson Cavalcante

+

Bruno Olly

19:30

SALA BRANCA

SALA BRANCA

SALA BRANCA

SALA BRANCA

Wagner Kallieno

Gisela Franck

Rebeca Sampaio

Ronaldo Silvestre

20:00

SALA NEGRA

SALA NEGRA

SALA NEGRA

SALA NEGRA

João Paulo Guedes

RENDÁ por Camila Arrais

Kallil Nepomuceno

TANDEN

20:30

SALA BRANCA

SALA BRANCA

SALA BRANCA

SALA BRANCA

Almerinda Maria

Weider Silveiro

Jeferson Ribeiro

David Lee

21:00

SALA NEGRA

SALA NEGRA

SALA NEGRA

SALA NEGRA

Lindebergue

Iury Costa

Ivanildo Nunes

RIACHUEL

Conversas e oficinas criativas promovem a capacitação

Com realização compartilhada entre o DFB Festival e o Senac/Ce, o Dragão Pensando Moda (DPM) é um tradicional ciclo de encontros sobre moda, design, gastronomia e inovação e ocupa todo o Pavilhão do Conhecimento, no pavimento superior do Terminal Marítimo.

A programação do DPM será aberta, no dia 09/05, a partir das 13h30, com palestras dos estilistas Juliana Jabour (convidada Lunelli) e João Pimenta, bem como do consultor Eduardo Motta, sobre cenários, cultura e comportamento. Em seguida, haverá Conversa Criativa com os estilistas e a jornalista e consultora Patrícia Pontalti.

No dia 10/05, às 14h, a pauta aborda o universo masculino e conta com Conversa Criativa com o carioca Mario Queiroz, estilista e realizador do seminário Homem Brasileiro e convidados como o estilista David Lee, o designer Erico Gondim e a consultora de produtos educacionais do Senac/Ce, Eveline Costa. O consultor Eduardo Motta falará, ainda, sobre a participação brasileira no Projeto IFS (International Fashion Showcase) e a parceria entre Senac e British Fashion Council.

As relações entre sustentabilidade, cooperação e empreendedorismo, são o assunto do dia 11/05, que reunirá palestras de Danielle Ferraz (Moda sob Medida) e Orlando Lustosa e Leonardo Esmeraldo, gestores do projeto Lighthouse (CE). Concluindo o dia, Conversa Criativa sobre Sustentabilidade e Cooperação, com Itiana Pasetti (Revoada – RS) e Gabriela Mazepa (Reroupa – SP).

Encerrando a série de Conversas Criativas do DPM, o dia 12/05, a partir de 14h30, abordará Beleza e Moda, com participação de Neusa Neves, professora de maquiagem e styling do London College of Fashion, seguida por palestra da jornalista e consultora de moda Patrícia Pontalti, abordando o fenômeno dos perennials e estilo pessoal em todas as idades. Toda a programação requer pré-inscrição no hotsite do Senac/CE: cursos.ce.senac.br/dpm2018

Além da programação das palestras e Conversas Criativas, o DPM realiza, pela primeira vez, o Projeto Senac Lab: duas Oficinas Criativas, abertas ao público, e com focos complementares: Para quem se interessa por moda, a oficina coordenada por Gabriela Mazepa (Projeto Re-Roupa) trabalhará as estratégias de construção de uma coleção a partir dos princípios do upcycling. Já os apaixonados por beleza, a oficina coordenada pela especialista Aline Matias irá elaborar propostas de maquiagem e cabelo para uma coleção de moda.

A experiência poderá ser acompanhada passo a passo pelo público, já que, durante os quatro dias de evento, as equipes construirão grandes moodboards (paineis inspiracionais) que serão exibidos e analisados, registrando as diferentes etapas do processo.

As oficinas contarão também com participações especiais de Juliana Jabour, João Pimenta e todos os demais participantes das Conversas Criativas.

Na programação de cursos, o público conta com as seguintes opções:

• Coloração Pessoal, por Luciana Ulrich

• Design Estratégico na Moda, por Phaedra Brasil

Na área de acesso às salas de desfile, o publico poderá conferir o espaço Talentos Senac, que reúne designers e estilistas de todo o Nordeste, que irão comercializar peças autorais a preços competitivos. O Senac/Ce é responsável, ainda, pelas equipes de beleza das três salas de desfile, assinando os 38 desfiles desta edição.

PROGRAMAÇÃO ARENA DPM

09.05 – CULTURA DE MODA

10.05 – UNIVERSO

MASCULINO

11.05 – MODA,

EMPREENDEDORISMO E SUSTENTABILIDADE

12.05 – BELEZA E MODA

13h30 – PALESTRA EDUARDO MOTTA (RS) CENÁRIOS CULTURA E COMPORTAMENTO

14h – PALESTRA MARIO QUEIROZ (SP) – HOMEM BRASILEIRO 360º

13h30 – PALESTRA DANIELLE FERRAZ – MODA SOB MEDIDA

14h30 – PALESTRA DE ABERTURA – JOÃO PIMENTA (SP) – UMA EXPERIÊNCIA COM MODA

14h45 – EDUARDO MOTTA – O PROJETO IFS E A PARTICIPAÇÃO BRASILEIRA (SENAC + BRITISH COUNCIL)

PALESTRA EMPREENDEDORISMO FLEE (CE)

14H30 – PALESTRA EMPREENDEDORISMO FLEE (CE)

14h30 – PALESTRA NEUSA NEVES (INGLATERRA) – MAQUIAGEM E STYLING, REPRESENTANTE DO LONDON COLLEGE OF FASHION

15h – PALESTRA JULIANA JABOUR – MISTURA DE ESTAMPAS NA MODA ATUAL

15h30 – PALESTRA PATRICIA PONTALTI (RS) – 15H30 ESTILO É PARA SEMPRE / MODA NA REAL A JORNALISTA E CONSULTORA DE MODA FALA SOBRE O FENÔMENO DOS “PERENNIALS” E SOBRE ESTILO PESSOAL EM TODAS AS IDADES

16h – CONVERSA CRIATIVA: JOÃO PIMENTA, PATRICIA PONTALTI E JULIANA JABOUR

MEDIAÇÃO: EDUARDO

16h – CONVERSA CRIATIVA: DAVID LEE (CE) / EVELINE VALE (SENAC CE), ERICO GONDIM (CE) E MARIO QUEIROZ (SP)

MEDIAÇÃO: EDUARDO MOTA

16h – CONVERSA CRIATIVA: SUSTENTABILIDADE E COOPERAÇÃO ITIANA PASETTI (RS), GABI MAZEDA (SP) (REROUPA)

MEDIAÇÃO: EDUARDO MOTA

16h – CONVERSA CRIATIVA: NEUSA NEVES (INGLATERRA) – PATRÍCIA PONTALTI (RS)

17h – Fechamento da Oficina de Moda e Beleza: Gabi Mazeda (SP), (REROUPA), Aline Matias (SP e RS)

De 13h30 às 17h

Cursos :

*Ilustração de moda – Marcelo Belisário

*Analise de Cor – Luciana Ulrich

*Design Estrategico de moda – Phaedra Brasil

De 13h30 às 17h

Cursos :

*Ilustração de moda – Marcelo Belisário

*Analise de Cor – Luciana Ulrich

*Design Estrategico de moda – Phaedra Brasil

De 13h30 às 17h

Cursos :

*Ilustração de moda – Marcelo Belisário

*Analise de Cor – Luciana Ulrich

*Design Estrategico de moda – Phaedra Brasil

De 13h30 às 17h

Cursos :

*Ilustração de moda – Marcelo Belisário

*Analise de Cor – Luciana Ulrich

*Design Estrategico de moda – Phaedra Brasil

18h – Sessão de autógrafos com Marcelo Belisário – Livro “Ilustração de moda: técnicas, ideias e experimentações para colorir”

Local: Livraria Senac no DFB

20h – 20h – Lançamento – livro “Repertório de Sabores”

Local: Livraria Senac no DFB

18h – Lançamento – Livro Sob Medida: Guia Prático de Moda para a Vida Real

19h – Desfile comunidade moda – herculano marques

Local: Sala Negra

*** Programação sujeita a alterações. Mais informações sobre Senac e DPM poderão ser obtidas com Helena Félix, assessora de imprensa do Senac/Ce, por meio dos seguintes contatos: (85) 3270.5490/99646.9649/ helenafelix@ce.senac.br.

Recomendado para você