Recife, Pernambuco, Brasil. Oficina de cerâmica e Parque de esculturas de Francisco Brennand. 90 anos de Francisco e 100 anos do espaço. Caixa cultural
Foto: Rafael Martins

 

A Caixa Cultural Fortaleza apresenta, de 09 de junho a 15 de julho de 2018, a exposição inédita Francisco Brennand – Mestre dos Sonhos, que reúne cerâmicas, pinturas e desenhos criados pelo artista pernambucano, aclamado mundialmente por sua arte sincrética, ancestral e extremamente peculiar.

A mostra reflete parte do universo místico e fantástico criado pelo artista na Oficina Cerâmica Francisco Brennand e no Parque das Esculturas, dois importantes espaços culturais mantidos em Recife (PE) e que reúnem mais de duas mil obras de arte. Francisco Brennand – Mestre dos Sonhos estará aberta à visitação gratuita de terça-feira a sábado, das 10h às 20h; e nos domingos, das 12h às 19h.

Com curadoria e projeto expográfico assinados por Rose Lima, a exposição conta com 31 obras do acervo original do artista, criadas em diversas fases da sua carreira. Seus trabalhos evidenciam temas como reprodução, mitologia, sexualidade, fauna e flora, personagens históricos e divindades, permeados por signos da tradição popular do Nordeste, bastante valorizados em suas criações.


“O público vai conhecer o homem Brennand e a riqueza da sua arte. A exposição pontuará seu timbre nordestino com referências diversas à sua família, à literatura, às vivências adquiridas e interações com outros artistas como Abelardo da Hora e Cícero Dias, seus tutores, e os amigos de sua geração que se influenciavam mutuamente como Ariano Suassuna e Lina Bo Bardi”, destaca Rose Lima.

A abertura da mostra vai acontecer no dia 09 de junho, a partir das 11h, com a presença de Marinêz Teixeira, museóloga e coordenadora da Oficina Brennand, em Recife, e Fritz Zehnle, responsável pelos projetos expográficos em todas as cidades onde a exposição de Brennand esteve.

Com realização da Via Press Comunicação, Francisco Brennand – Mestre dos Sonhos estreia em Fortaleza já tendo passado por Salvador, Rio de Janeiro, São Paulo e Brasília. Além de oportunizar o público a conhecer a arte de Brennand, a exposição é também uma homenagem em vida ao trabalho de um dos artistas plásticos mais importantes do país na atualidade.

Mais informações no release em anexo.

Serviço:
Exposição Francisco Brennand – Mestre dos Sonhos

Local: CAIXA Cultural Fortaleza
Endereço: Av. Pessoa Anta, 287, Praia de Iracema