Nós que fazemos o Pré-Carnaval e o Carnaval de Fortaleza, festividades que anualmente colorem nossa cidade, espalhando alegria, música e dança, ensinando que sim é possível balançar o chão da praça, fazer a rua pulsar num ritmo que não o da indiferença, experimentar a riqueza que só a experiência coletiva, o colorido da massa, pode oferecer, publicamos esse manifesto para declarar nossa posição em defesa da diversidade e da liberdade, valores essenciais ao carnaval e a todas as demais formas de expressão de nossa cultura, que é da mistura, do encontro e das trocas entre elementos de diferentes matizes.

Hoje nossa cultura se encontra ameaçada pelo avanço de um pensamento conservador e reacionário, que despreza a diversidade e odeia a liberdade, que prega a intolerância e o ódio às diferenças.

Nós nos opomos a quaisquer formas de censura e de criminalização impostas à produção e à expressão cultural. Entendemos que a cultura, em seu mais amplo conceito, é um instrumento imprescindível para a construção de uma sociedade mais justa e tolerante, livre e solidária, e, por isso, convidamos a todas e todos que acreditam na liberdade a se posicionarem contra o autoritarismo irracional que ameaça chegar ao poder nestas eleições presidenciais e precipitar o país num abismo obscuro de mistificação e preconceito.

O tempo de pôr fim a esse rumo de desastre é hoje, é agora. Tempo de afirmar nossos blocos como espaços de tolerância e cultura de paz, que acolhem e acolherão, sempre, a todas e todos, independentemente de raça, de credo, de gênero e de filiação partidária.

Se manifestar contra a chegada ao poder de um candidato que representa um retrocesso a todos os avanços e conquistas obtidos desde o fim da Ditadura Militar não é um gesto partidário, posto que o faríamos independente de quem fosse seu adversário, é sim um gesto de apoio à diversidade cultural brasileira e àqueles que a produzem.

Por tudo isso, nossas vozes, nossos instrumentos e nossos ritmos ecoarão para afirmar que #elenão, #elenunca, #elejamais.

Viva o carnaval! Viva a diversidade! Viva a cultura brasileira!                                                 

Assinam o manifesto:

    1. Afoxé Acabaca

    2. Afoxé Omorisá Odé

    3. As Gata Pira

    4. Chão Da Praça

    5. Charanga Do Tio Marcão

    6. Bloco Do Prazer

    7. Bloco Zé Almir

    8. Camaleões Do Vila

    9. Concentra Mas Não Sai

    10. Damas Cortejam

    11. Escola De Samba Império Ideal

    12. É Só Isso Mesmo

    13. Garotos Do Benfica

    14. Girassol, Hospício Cultural

    15. Iracema Bode Beat

    16. Luxo Da Aldeia

    17. Maracatu Az De Ouro

    18. Maracatu Kizomba

    19. Maracatu Nação Fortaleza

    20. Maracatu Nação Iracema

    21. Maracatu Nação Palmares

    22. Maracatu Rei Zumbi

    23. Maracatu Vozes D’áfrica

    24. Matou A Pauta

    25. Monte Folia

    26. Pra Quem Gosta É Bom

    27. Sai Na Marra

    28. Simpatizo Fácil

    29. Tambores Carnavalescos

    30. Unidos Da Cachorra