SONY DSC

A edição 2018 do Sesi Bonecos do Mundo faz uma homenagem especial ao mamulengo, como patrimônio imaterial da cultura brasileira, cujo ponto alto é uma exposição com quase 300 bonecos, que será aberta sexta-feira, no Dragão do Mar. Boa parte deles integra o acervo de Magna Modesto, umas das maiores pesquisadoras brasileiras sobre o tema. Também estarão expostas verdadeiras relíquias cedidas por mestres mamulengueiros.

O festival é um trabalho de resgate e valorização da arte de manipulação de títeres (bonecos, fantoches movidos por cordéis/barbantes/cordões/cordas bem finas). Já foi aplaudido por 2,3 milhões de pessoas. Esta é a segunda vez que o projeto vem ao Ceará com esse formato. A primeira foi em 2012.

Serão três apresentações no Theatro José de Alencar. Começa hoje, às 20h, com Alice no País das Maravilhas, encenado pelo grupo Giramundo, com  55 bonecos dividindo o palco com um ator humano. A montagem promove diálogo entre o teatro de bonecos com as artes plásticas, música e cinema. Fernanda Takai e Arnaldo Baptista emprestam suas vozes para Alice e para o Chapeleiro Maluco.

O Giramundo é uma das mais expressivas companhias de teatro de bonecos do mundo. Montou 34 espetáculos e criou uma significativa coleção de bonecos nas mais diversas formas. Teatro experimental, óperas, teatro de rua e teatro educativo são vertentes de trabalho do Giramundo, que já construiu bonecos para outros espetáculos, shows e minissérie de TV.

Na terça-feira, 6/11, será a vez o espetáculo ALADIM, por uma companhia da República Tcheca. Aladim foi criado dentro do projeto Marselha – Cidade da Cultura 2013. O projeto é o resultado da colaboração entre o teatro francês Théâtre du Jeu de Paume e a equipe de autores tchecos, artistas, marionetistas e dançarinos em torno do diretor e cocriador do cenário Matěj Forman. O The Forman Brothers’ Theatre apresenta métodos de trabalho e poética não convencionais e, por isso, é um dos grupos artísticos mais originais do teatro tcheco.

Quarta-feira, dia 7, Jordi Bertran é um dos maiores marinetistas do mundo. O espanhol da Catalunha dá vida, através de fios, a personagens conhecidos e presentes no imaginário coletivo, personagens anônimos, inspirados no mundo do circo, do teatro e da cultura. O espetáculo Antologia Poética compreende sete cenas musicais e teatrais em que o movimento, o detalhe insinuante e o gesto orgânico produzem um magnetismo hipnótico que cativa o espectador.

Antes de tomar conta do Centro Cultural Dragão do Mar, sábado e domingo, a partir das 16h30, serão realizadas apresentações especiais, ao longo da semana, para moradores de rua, comunidades carentes, alunos de escola pública e crianças autistas e com síndrome de down.

REDES SOCIAIS E SITE
www.sesibonecos.com.br
www.facebook.com/sesi.bonecosmundo/
https://www.instagram.com/sesibonecos/