Mais de seis mil pessoas visitaram o Festival Costume Gourmet, organizado pelos Mercadinhos São Luiz, no Shopping RioMar Fortaleza, neste fim de semana. Segundo a idealizadora do Festival, Joana Ramalho, o evento deve fazer parte do calendário de Fortaleza. “Nossa primeira edição já surpreendeu pela quantidade de público presente, superou nossas expectativas. As palestras estavam todas lotadas, as pessoas estão interessadas em saber mais sobre os produtos que estão consumindo no dia a dia. Isso é fantástico!”, comemora.

Durante os dois dias, os chefs apresentaram o melhor do universo gourmet, e as oficinas contaram com a participação dos alunos das Escolas de Gastronomia do Estado, que também trocaram experiências com visitantes. A Chef pâtisserie, Anna Paula Rezende, ressalta a importância desse troca de conhecimento. “É importante perceber e ser visto! Fazer relacionamento com fornecedores, proporcionar essa integração também com os alunos que estão ingressando nesse mercado agora e já estão vivenciando momentos tão ricos como este”, completa.

Entre as oficinas mais procuradas estavam a da Chef e Proprietária do Bistrô Le Marché, Marie Anne Bauer, que apresentou “Requinte à mesa: seu filé mignon perfeito”. O Chef corporativo do Beach Park, Bernard Twardy, também chamou atenção com a oficina “Molhos: elementos tão ou mais importantes do que o ingrediente principal”. Outro destaque foi a panelada preparada pelo Cozinheiro e Consultor de Gastronomia pelo Senac-Ce, Ivan Prado, que ressaltou, inclusive, a valorização da culinária nordestina.

A Vice-campeã do Bake Off Brasil, Nayane Capistrano, também abrilhantou o evento tanto com a sua oficina de Naked Cake com rosas naturais, como com sua presença no estande do fornecedor Avine, onde interagiu com o público e clientes, demonstrando a linha prime da empresa. A chef de Patisserie fez questão de registrar sua satisfação em participar do Festival. “Fiquei muito feliz com o convite de participar do Festival Costume Gourmet, é mais um evento pra valorizar a nossa gastronomia e os profissionais da cozinha e pâtisserie do estado”, afirmou.

Cerca de 60 empresas estiveram presentes ativamente, com apresentação, degustação e comercialização de produtos. A Avine Alimentos ofereceu degustação e comercializou seus principais produtos, como os ovos de codorna, os ovos da Turma do Chico Bento, Só Claras e Ômega 3. Além disso, foi patrocinadora oficial da Oficina ministrada pela Nayane Capistrano. “Participar de eventos que valorizam a gastronomia do nosso estado é muito importante, além disso, é uma excelente oportunidade para apresentar os nossos produtos e estar mais próximo do nosso consumidor final”, afirmou o Diretor da Avine, Airton Jr.

Nossa Fruta Brasil também inovou dentro do Festival, a empresa de polpas lançou, em primeira mão, sua linha de frutas congeladas. A padaria dos Mercadinhos São Luiz chamou a atenção com seus deliciosos pães artesanais, harmonizados com vários tipos de molhos e patês.

A Bomar Pescados conquistou o paladar dos visitantes com degustação de frutos do mar. O Supervisor Comercial da empresa, Victor Almeida, pontuou a importância de estar presente em eventos como o Festival Costume Gourmet. “Para a Bomar, essa parceria com o São Luiz e a oportunidade de estar em um evento que reúne tantas empresas, é uma experiência enriquecedora, além de mostrar a qualidade dos nossos produtos diretamente para os clientes”.

O Instituto Povo do Mar e Instituto do Câncer, também tiveram espaço dentro do Festival. Assim como no Festival Costume Saudável, as instituições receberão toda a renda arrecadada com a venda dos ingressos. O Mercadinhos São Luiz já é parceiro e valoriza o trabalho dessas duas organizações, que se preocupam tanto com o bem-estar do próximo.