A programação de alta estação do Boteco Praia vai carregar no sotaque cearense. Durante as terças-feiras dos meses de novembro a fevereiro, a casa aposta no Siará Autoral, um happy hour onde o destaque vai para a nova safra de bandas e músicos em atuação no Estado, com foco para os trabalhos autorais desenvolvidos. Com estreia marcada para o dia 12 de novembro, a partir das 18h, a primeira edição do projeto irá contar com 6 bandas que trabalham com composições e ritmos próprios, ligadas por um fio condutor: mostrar a música autoral cearense contemporânea.

“Nesses dez anos de casa, sempre apostamos na música ao vivo, diariamente, às vezes com mais de uma atração por dia. Queremos, agora, incentivar não só a música, mas a boa música que vem sendo criada aqui mesmo, no Ceará, e ajudar a disseminar o trabalho destas bandas que foram escolhidas para a estreia, para que cada vez mais pessoas tenham acesso ao que vem sendo desenvolvido de bom e criativo pelos nossos artistas”, afirma Fabiano Monteiro, diretor do Boteco Praia.

Com apoio da Ypióca, a primeira edição do Siará Autoral leva ao palco do Boteco Praia bandas com trajetórias, estilos e sonoridades diferentes, mas influenciadas pelas raízes nordestinas, especialmente as cearenses. As letras, que vão da contestação ao romance e o deboche, são embaladas por ritmos como o rock, o maracatu e o baião, construindo sonoridades únicas e originais, que prometem envolver, instigar e divertir o público.

Para o projeto-piloto, foram selecionadas pela curadoria 6 bandas que irão se revezar nas apresentações, sempre às terças-feiras, das 18h às 19h30, no palco frontal do Boteco Praia. São elas:

  • Vento Mareia – dias 12/11 e 07/01: banda autoral fortalezense formada em 2014, com ênfase na diversidade rítmica e poética da musicalidade brasileira. As canções festejam a sonoridade da música popular nordestina, como o Baião, o Xote e o Ijexá, com letras que viajam do urbano fortalezense ao cancioneiro popular do sertão. Elementos como a ancestralidade sertaneja, o mar e a natureza têm lugar de destaque na poesia do Vento Mareia. O projeto é composto por Danna de Paula (voz e violão), Rafael Gomes (voz e violão / escaleta), Paulo Maia ‘Mudinho’ (baixo) e Bruno Muneratto (bateria).
  • Duas Doses de Música – dias 19/11 e 14/01: surgiu da parceria de Samuel Brandão e Adelrui, ambos tocando em Fortaleza há alguns anos com projetos autorais, nos formatos acústico e em grupo (Duas Doses de Música e Os Tiragosto). Traz letras bem-humoradas e reflexivas sobre a vida, o amor, a dor e a realidade, tudo isso com um pouco de ironia.  Reggae, xote, afoxé, elementos de rock e psicodelia são encontrados neste projeto.
  • Berg Menezes – dias 26/11 e 21/01: cantor e compositor, Berg Menezes atua na cena cearense há mais de 10 anos. Desde 2011 investe em carreira solo e já lançou quatro trabalhos autorais, o mais recente intitulado “Qual é a Sua Revolução?”. Apresenta canções que falam sobre dualismos e conflitos, sejam pessoais, sociais ou políticos, com
  • arranjos fortes e marcados pela sonoridade de guitarras e experimentações sonoras, apostando também na música percussiva e no poder dos arranjos vocais. Suas letras irradiam acolhimento e reverberam por meio de arranjos, pensamentos e sons. Uma experiência provocativa que é ao mesmo tempo leve, livre, que traz aconchego e identidade.
  • José Rodrigues e Água de Quartinha – dias 03/12 e 28/01: comemorando 10 anos do lançamento do seu primeiro álbum, a banda vai apresentar releituras de músicas dos seus discos, incluindo a “Casa Labiríntica” e o single recém lançado “Pássaro Livre”,  e composições inéditas, proporcionando ao público um passeio pelas diversas linguagens do rock e da psicodelia. A banda é formada por José Rodrigues (voz), Toti Lima (baixo), Ricardo Pinheiro (bateria), Lelis (teclado, sax e flauta) e Ernesto Cartaxo (guitarra).
  • Brechó Sonoro – dias 10/12 e 04/02: criada em 2011, é um projeto musical autoral formado por Basílio di Melo, Coelho de Sá e Tiel Guiné que traz quinquilharias sonoras e mescla ritmos como MPB, maracatu, blues, samba, reggae, carimbó, brega e soul, fazendo um caldo regional e que versa sobre aspectos da felicidade, do amor, da valorização do povo e suas diversidades, bem como as dores e delícias da natureza humana.
  • Banda Longarina – dias 17/12 e 11/02: natural de Fortaleza, a banda foi formada em 2017 com a intenção de fazer uma música popular influenciada por ritmos nordestinos e sonoridades não tradicionais a esses círculos musicais, com letras que falam da vida, do amor e de como é viver em Fortaleza. Sempre fazendo reverência ao que foi feito antes e vislumbrar o que vem no futuro, usando o rótulo, não para restringir, mas sim, para extrapolar o que se espera de um trio de baixo, guitarra e bateria.

Serviço:

Siará Autoral

Local: Boteco Praia – Av. Beira Mar, 1680 – Meireles

Dia: terças-feiras, de 12 de novembro de 2019 a 11 de fevereiro de 2020

Horário: 18h às 19h30

Mais informações:

Isabelle Vieira – vieira.aisabelle@gmail.com | (85) 98871.4139