Você sabia que o Ceará tem um jovem cineasta cheio de planos para 2020, incluindo a continuidade de sua carreira internacional? Muito prazer, Lucas Paz, cearense de Fortaleza, mas cheio de projetos para conquistar o mundo neste ano. Confira aqui e perceba junto comigo que o que estar por vir parece ser muito promissor.

Lucas foi um dos convidados do 29º Festival Ibero Americano Cine Ceará, e na ocasião, foi entrevistado pelo canal de cinema Pensa Cine, partilhando sua análise sobre o cinema contemporâneo cearense, além dos filmes em cartaz durante o festival. Depois disso, realizou cursos de cinema através da secretaria de Cultura do Ceará e da escola estadual Porto Iracema das Artes em Fortaleza, levando seu conhecimento até alguns municípios do interior do Ceará, capacitando e formando profissionais em níveis de especialização do cinema.

Nesse meio tempo em que esteve no Brasil, Lucas também viajou por diferentes estados brasileiros promovendo o seu trabalho e recebendo premiações pelo filme “Um Toque de Aurora”, estrelado por Thaila Ayala (Pica-Pau – O Filme, Universal Studios) e Alberto Danuzio (Melhor Ator – the Brazilian Press Awards), onde assina a produção.

O filme foi exibido na Mostra SESC de cinema, baseado em São Paulo e uma das mais importantes a nível nacional, seguido de debate com o público. Mais que isso, saiu vitorioso com os prêmios de Melhor Roteiro e Melhor Montagem na Mostra OffCine 2019, em Varginha (MG). Sob a batuta do premiado produtor, “Um Toque de Aurora” ainda ganhou os prêmios de Melhor Curta Narrativo, Melhor Ator e Menção Honrosa para a categoria Drama e Direção no Festigious International Film Festival, festival americano do IMDB. Além disso ganhou também o troféu de Melhor Filme de Romance no Top Shorts Film Festival (EUA)

O cineasta também conseguiu um feito para poucos realizadores brasileiros, estrear seu primeiro trabalho como Diretor – “Under Water: Dive Deep” – na plataforma da Amazon Prime Vídeo da Alemanha, com legendas em alemão. Ou seja, agora é possível encontrar seus trabalhos não só na Amazon americana, mas também alemã.

Mas agora, aos planos de 2020 e além.

Já confirmado, está agendado o lançamento de mais três curtas metragens do diretor através da Amazon Prime Video: “Erase Me”, “Faithful” e “Sick Day”.

Para 2020, o cearense Lucas Paz pretende retornar e se formar de vez nos EUA, para dar prosseguimento à sua carreira de diretor e produtor de cinema, assinando a direção da 1ª Temporada da série televisiva “Tangent”, uma parceria de (PRE)FORMA-SE Artistic Productions e Foxter, que tem como tema falar sobre diferentes grupos marginalizados socialmente. “A série é uma ficção científica que tem referência maior em Black Mirror, da Netflix”, admite o realizador.

Lucas também pretende promover cursos de formação em cinema para comunidades carentes e vulneráveis em Los Angeles, além de realizar seu primeiro festival de cultura brasileira em Hollywood, projeto em fase seminal em parceria com o ator André Mattos que visa promover a gastronomia, o folclore, a cultura e o cinema do Brasil. Ainda em 2020, há outro projeto, há muito tempo pensado e sonhado: a finalização do roteiro de seu primeiro longa metragem de ficção científica, intitulado “No meio do caminho: uma pedra”. “Vida longa ao cinema e aos cineastas brasileiros! É hora de muita Luz e Ação”, finaliza o cineasta cearense que já tem seu trabalho registrado pelo site americano especializado, o IMDB.