Fundando em 1929 o Náutico Atlético Cearense é tombado pela Prefeitura de Fortaleza com patrimônio arquitetônico da cidade. O Náutico, a princípio, foi uma agremiação criada para a prática de esportes náuticos em junho de 1929, com sede na Praia de Formosa.  Em 1948 foi inaugurada sua sede atual, na Praia do Meireles. O responsável pelo projeto arquitetônico foi o húngaro Emílio Hinko, que já trabalhou em outros projetos na capital cearense.

O lugar é majestoso, uma construção única que guarda na memória histórias de uma Fortaleza que não existe mais, como o primeiro concuso de Miss Ceará e os memoráveis carnavais com marchinhas e bailes de máscara (o Carnaval da Saudade existe até hoje). Contudo os tempos áureos já passaram e o lugar hoje tem dificuldades para pagar as contas. Só de IPTU são 337 mil reais.

A saída foi uma estratégia para atrair novo púbico e o Náutico vai abrigar ainda em 2020 dois cafés, um teatro e um restaurante.

O teatro, orçado em torno de R$ 1,5 milhão, funcionará no Salão Nobre que, segundo a diretoria, será totalmente restaurado, climatizado e integrado com o estacionamento e os restaurantes. Os novos equipamentos serão abertos ao público mas os sócios terão descontos e acessos diferenciados.