facebook-virus

Algumas marcações de amigos no Facebook viraram motivo de dor de cabeça para os usuários da rede social mais acessada do mundo, tudo por conta de um novo vírus que está circulando desde a semana passada.

Os usuários estão sendo marcados em publicações de amigos com a seguinte mensagem: “Seu amigo(x) disse que estava com você e outras 19 pessoas. Para adicionar isso à sua linha do tempo, vá para Análise da Linha do Tempo”. Porém a marcação não é feita pelo amigo, na verdade, a mensagem é um vírus.

Ao clicar na postagem, o usuário compartilha a mensagem e pode passar o vírus a outros amigos do Face. Muitos usuários já recorreram ao serviço de relacionamento do Facebook e relataram que as marcações têm conteúdo pornográfico. Mesmo com as denúncias,  o vírus continua circulando pela rede.

O facebook divulgou que está ciente da situação e sabe que a variedade malware e está bloqueando os links com esse golpe e estão trabalhando para manter o Facebook limpo de ameaças.

Saiba como remover

Primeiro de tudo, quando for marcado em qualquer imagem, link suspeito na rede social ou em um conteúdo que seus amigos não costumam compartilhar, não clique no link e exclua a marcação.

Para esse tipo de vírus faça o seguinte:

1. Clique em “Registro de atividades” :

Exclua todas as ações indesejadas.

2. Na aba “Análise de marcações” exclua todas as marcações suspeitas.

3.Na aba “Todos os aplicativos” exclua todos os jogos e aplicativos suspeitos.

4. Verifique se o vírus afetou o seu navegador:

Google Chrome: clique no canto superior direito, no botão menu, e vá na aba “Configurações”. Clique na opção “extensões” e verifique se há alguma extensão suspeita. Se houver, clique na imagem de uma lixeira do lado direito da extensão.

Internet Explorer: Selecione a opção ferramentas no alto do canto direito do navegador e clique na aba “Gerenciar Complementos”. Clique em “barras de ferramentas e extensões” selecione extensões suspeitas e desabilite qualquer extensão suspeita, no canto inferior direito.

Firefox:  Clique no “Menu principal” e escolha a opção “complementos”. Clique em opções e remova toda as extensões suspeitas com o botão “desativar”.

Após o procedimento, reinicie o computador.

5. Mude sua senha do Facebook

Mude a senha e considere a opção “Ativar a autenticação de dois fatores” para a p´roxima vez que for entra no Facebook.  Através dessa opção você só terá acesso ao Facebook após acessar  a opção “Gerenciador de Dispositivo”, que enviará um código para seu celular para permitir a entrada no Facebook.

 

Tagged in:

,

About the Author

Equipe ID

Formada pelo Núcleo de Mídias de Sociais do Grupo O POVO: Natercia Melo, Glenna Cherice, Chico Driessen, e os estagiários Iury Figueiredo, Jorge Luís Vidal, Laura Brito, Matheus Facundo, Matheus Nunes e Matheus Silva. São responsáveis pela curadoria e produção dos posts deste blog.

View All Articles