pirate

A empresa Ziperium, especializada em segurança de dispositivos móveis, afirma ter descoberto a pior vulnerabilidade do Sistema android. Segundo a empresa, a falha permite que uma simples mensagem de multimídia (MMS) , que não precisa nem ser aberta pelo usuário, infecte o aparelho e seja passível de invasão por outros usuários mal intencionados.

A falha, batizada de Stagefright, atinge os aparelhos desde a versão 2.2 até a 5.1, o que corresponde 95 % dos aparelhos Android. Com a falha, a biblioteca de mídias fica vulnerável e permite que outros usuários, que tenham apenas o número do seu smartphone, acesse todos os dados do aparelho,  controlando o microfone e ativando a câmera sem que o usuário perceba.

Entenda como acontece:

Primeiro, um hacker envia para um Android um vídeo com um malware  via Hangouts. A partir daí, como o Hangouts baixa as mídias automaticamente, o vídeo malicioso já estará no seu armazenamento interno e dará acesso a todos os dados do seu telefone.

O problema na segurança do Android permite que a MMS “esconda” um malware no vídeo. Quando o vídeo é baixado o aparelho fica vulnerável aos ataques de cibercriminosos.

O Google já está ciente do enorme problema e anunciou que já está tomando medidas de segurança para sanar a falha. Porém, enquanto isso, separamos algumas dicas para proteger seu celular. Confira:

– Desative o Hangouts.

– Não clique em mensagens MMS.

– Desative o download automático de MMS no Messenger e qualquer outro app de mensagens de texto do Google.

– Evite downloads automáticos de atualizações de aplicativos.

About the Author

Equipe ID

Formada pelo Núcleo de Mídias de Sociais do Grupo O POVO: Natercia Melo, Glenna Cherice, Chico Driessen, e os estagiários Iury Figueiredo, Jorge Luís Vidal, Laura Brito, Matheus Facundo, Matheus Nunes e Matheus Silva. São responsáveis pela curadoria e produção dos posts deste blog.

View All Articles