Um novo recurso do Gmail permite que os usuários dos Estados Unidos transfiram dinheiro para outros contatos a partir da sua própria conta de e-mail. Além de transferir, o cliente pode requisitar uma quantia a ser transferida para ele.

As transações não cobram taxas de nenhum dos usuários que estejam usufruindo do recurso e nem pedem a instalação de um app de pagamentos para que a transferência seja validada. Um diferencial da ferramenta é a possibilidade de passar ou receber dinheiro de contas que não sejam associadas ao Gmail.

Como funciona

O processo é tão simples quando anexar arquivos em e-mails. Basta clicar no ícone de anexos e escolher se deseja mandar ou pedir dinheiro a alguém. É possível realizar estas ações via aplicativo do Gmail ou website. Os pagamentos são feitos através do Google Wallet, um sistema de pagamento móvel desenvolvido pela Google, e todo o dinheiro transferido será debitado na fatura de cartão de crédito do usuário, embora seja possível vincular o Wallet a uma conta corrente.

No momento, a novidade chegou apenas para os estadunidenses. Como o Google Wallet não está disponível no Brasil, ainda não há previsão da chegada desse novo recurso para os brasileiros.