Bill Gates se consolidou como um grande empresário e magnata e já foi eleito diversas vezes o homem mais rico do mundo (Foto: AFP)

Em 1999, quando ainda não se imaginava a proporção que a Internet ia tomar, o empresário e fundador da Microsoft Bill Gates publicou um livro com 15 previsões sobre a Internet, o mundo e o mercado da Tecnologia.

18 anos depois, a publicação do homem mais rico do mundo intitulada “A Empresa na Velocidade do Pensamento” (Business @ the Speed of Thought) acertou em cheio.

O ID separou cinco previsões contidas em trechos do livro que se tornaram realidade:

Mídias Sociais

“Os sites privados para seus amigos e familiares serão comuns, permitindo que você converse e planeje eventos”.

Twitter, Facebook, Instagram, WhatsApp, Messenger, Snapchat, dentre outras redes sociais que nos mantêm conectados 24 horas por dia.

Dispositivos móveis

As pessoas vão transportar dispositivos pequenos que lhes permitam manter contato constante e fazer negócios eletrônicos de onde quer que estejam. Poderão verificar as notícias, ver os voos que reservaram, obter informações dos mercados financeiros e fazer qualquer outra coisa sobre esses dispositivos “.

Hoje em dia, fazemos quase tudo pelos smartphones e tablets.

Pagamento online

“As pessoas vão pagar suas contas, cuidar de suas finanças e se comunicar com seus médicos pela internet”.

Internet banking já é uma realidade para muitos que desejam praticidade no pagamento de contas e gerenciamento financeiro. O pagamento online também se estende para compras de ingressos e outros serviços.

Publicidade inteligente

“Os dispositivos terão publicidade inteligente. Eles conhecerão suas tendências de compras e exibirão propagandas adaptadas às suas preferências”.

A publicidade inteligente é perceptível quando pesquisamos sobre um certo produto ou serviço no Google e logo depois o mesmo produto/serviço aparece como anúncio em outros sites ou redes sociais.

Currículo Online

“Da mesma forma, as pessoas que procuram trabalho poderão encontrar oportunidades de emprego online declarando seu interesse, necessidades e habilidades especializadas “.

Hoje, plataformas de emprego como o LinkedIn reúnem informações profissionais e permitem o contato com diversas empresas. Além disso, anúncios de emprego são normalmente difundidos em grupos de Facebook, por exemplo.