Algoritmo detecta traços faciais para revelar orientação sexual (Foto: Reprodução/Universidade Stanford)

Criado por pesquisadores da Universidade Stanford, em Palo Alto, Califórnia, um sistema de inteligência artificial é capaz de determinar a orientação sexual de uma pessoa analisando uma fotografia da face. Segundo os pesquisadores, os resultados avançam o entendimento sobre as origens da orientação sexual e os limites da percepção humana.

De acordo com o estudo, publicado nesta semana no “Journal of Personality and Social Psychology”, a máquina tem precisão de 81% entre homens e 74% entre mulheres, mas “a precisão do algoritmo aumenta para 91% e 83%, respectivamente, se forem dadas cinco imagens da pessoa”.

Cientistas alimentaram uma rede neural profunda com 35.326 imagens faciais. A partir delas, a máquina foi capaz de distinguir por traços físicos, como formato do nariz e gestuais, gays e heterossexuais.

As fotos foram retiradas de um site de relacionamento público. O estudo levanta questões sobre as origens biológicas da orientação sexual, a ética das tecnologias de reconhecimento facial e o potencial da inteligência artificial sem violar a privacidade das pessoas.

A pesquisa indicou que alguns gestos e apresentações são mais passíveis para a homossexualidade. Entre os homens, os gays teriam mandíbulas mais estreitas que os héteros, narizes e frontes maiores em relação também. Já as mulheres, mandíbulas e frontes menores são sinais de homossexualidade.

 

About the Author

Walber Freitas

Walber Freitas é jornalista do O POVO, radialista na equipe de esportes da Rádio O POVO/CBN, e autor do blog Vai, Forrozão! Trabalha no Grupo de Comunicação O POVO (GCOP) desde 2016. Assina a coluna PopMix às sextas desde 2018. Formado em Comunicação Social - Jornalismo - pelo Centro Universitário Estácio do Ceará. Acompanha assuntos de entretenimento, política, esportes, cotidiano e o que viraliza na web. Facebook.com/walberdefreitas Instagram: @walberfreitasoficial Twitter: @walberfreitas10 E-mail: walberdefreitas1@gmail.com

View All Articles