Um aplicativo falso do WhatsApp surgiu nesta semana na Play Store. Desta vez, o disfarce escolhido pelos criminosos virtuais foi um dos softwares mais baixados nas plataformas mobile em todo o mundo.

Para conseguir convencer os usuários, o aplicativo foi disponibilizados como ”Update WhatsApp”, tendo as mesmas características do original, inclusive a logo. Para mascarar ainda mais, o desenvolvedor ainda conseguiu inserir o aplicativo como sendo produzido pela ”WhatsApp Inc.”, usando truques no Unicode para inserir caracteres visíveis no nome e conseguir burlar a segurança da Play Store.

Foto: Reprodução / Play Store

O falso aplicativo ficou disponível para download na listagem de resultados na busca por ”WhatsApp” e foi baixado mais de 1 milhão de vezes. A boa notícia é que não houve a instalação de malware no golpe. De acordo com especialistas do Avast, empresa de antivírus, o software mostrava apenas anúncios com foco em arrecadação de dinheiro.

Pouco tempo após as denúncias, o Google agiu rápido e tirou o falso aplicativo do ar. A recomendação da própria empresa é que os usuários fiquem sempre atentos antes de realizar downloads de qualquer aplicativo que seja.

About the Author

Matheus Silva

Social Media do O POVO Online. Jornalista em formação; falta pouco. Apaixonado por comunicação, futebol, música, filmes e etc. 20 anos; virginiano ao pé da letra. Instagram: valeuvictor | Twitter: @reportermatheus

View All Articles