O smartphone já é a principal ferramenta de compra online para 33% dos internautas brasileiros. É o que aponta o estudo feito em todas as Capitais brasileiras pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL).
O uso do dispositivo móvel para compras é ainda maior entre o público jovem (48%), pessoas das classes C, D e E (38%) e mulheres (37%). O desktop ou um notebook ainda é o instrumento mais usado na hora de adquirir produtos na internet, com 66% de preferência.
O estudo mostra ainda que 74% dos internautas usam celular em ao menos uma etapa de compra online (serviços 32%, comparação de preços 28% e pagamento 14%) e 64% já desistiram de uma aquisição na internet na hora de realizar o pagamento, principalmente por causa do frete.
Cerca de 67% pesquisam índice de reclamações quando planejam comprar em um site pela primeira vez. Foram 85% dos internautas que ficaram satisfeitos com sua última compra online. A entrega fora do prazo e não recebimento do produto são as principais queixas.
A pesquisa revela que, nos últimos três meses, cada comprador online fez, em média, quatro aquisições na internet. O estudo ouviu 815 consumidores de ambos os gêneros, todas as classes sociais, capitais e acima de 18 anos que fizeram alguma compra online nos últimos 12 meses.