Você sabe quanto tempo gasta rolando o feed e curtindo as fotos dos seus amigos? O Instagram te diz. É que o aplicativo vai lançar uma ferramenta que permite aos usuários descobrir e controlar o tempo gasto na plataforma. A nova função, que já está disponível para usuários da versão beta, também auxilia aqueles que desejam passar menos tempo na rede social. As informações são do site Tecnoblog.

Na atualização, o Instagram irá mostrar quantos minutos o usuário passou no aplicativo na última semana. Além de calcular uma média diária para o período analisado, será possível, ainda, checar as informações de um dia específico.

Se você acha que vai se assustar com os dados disponibilizados na nova ferramenta, pode ficar tranquilo. O usuário também poderá delimitar o tempo de uso máximo do Instagram para cada dia e programar alarmes para informá-lo quando esse período for ultrapassado. O prazo disponível para a definição do lembrete varia entre uma hora e um minuto e 23 horas e 55 minutos navegando na rede social.   

Você pode checar se já possui a ferramenta no aplicativo indo nas configurações do seu perfil, clicando em “Sua atividade” e selecionando “Definir lembrete diário”. Caso ainda não esteja disponível, o Instagram já permite a configuração de notificações. Assim, o usuário reduz os alertas de atividade do aplicativo recebidos e acaba gastando menos tempo na plataforma.  

De acordo com o site Olhar Digital, o Facebook também planeja lançar um recurso parecido para o aplicativo, com informações sobre o tempo gasto na plataforma e a possibilidade de programação de lembretes.