Foto: AFP

Um youtuber no Paraná foi condenado a um ano e nove meses de detenção e multa por injuriar, importunar e constranger idosos em um vídeo publicado em seu canal.

O jovem foi denunciado pelo Ministério Público do Paraná, após uma série de gravações onde aparece provocando vizinhos com expressões depreciativas. Segundo autoridades, duas senhoras, de 67 e 90 anos, e um senhor, de 67 anos, foram as vítimas.

Nas imagens, o rapaz ofende e provoca as vítimas como uma “vingança”. O réu bate no teto de sua casa com panelas, vassouras e outros objetos.

Na ação penal, os idosos “foram expostos a situações de risco e vulnerabilidade, ao sofrerem intensa violência psicológica – a qual resultou em desgastes físicos – e verbal, por meio de cartas, bem como tiveram informações depreciativas expostas por intermédio do website YouTube, contínua e indevidamente, sendo estas de caráter injurioso, sofrendo, deste modo, ofensa à sua honra, imagem e dignidade”.

Ele foi enquadrado no artigo 105 da Lei Federal 10.741/2003, o Estatuto do Idoso. Por se tratar de pena de prisão inferior a cinco anos, a pena deve ser substituida por limitação de final de semana (deve ficar recolhido em casa) e prestação de serviços comunitários.

About the Author

Matheus Nunes

Social media do O Povo Online

View All Articles