(Foto: AFP)

O WhatsApp busca aprimorar a experiência de seus usuários constantemente – um dos últimos lançamentos foi o recurso de figurinhas. Entre as possíveis novidades, algumas das mais aguardadas são: o modo escuro, modo férias e a nova forma de adicionar contatos por QR code.

Função de “autoplay” permite ouvir áudios em sequência

Mensagens de voz em “autoplay”

O recurso, que foi lançado em outubro na versão para iOS, chega finalmente para os usuários do sistema Android próximo ano. A funcionalidade permite ouvir as mensagens de voz de forma contínua, sem precisar dar “play” em um áudio de cada vez. A ferramenta é exatamente igual a que o concorrente Telegram já oferece há tempos.

(Foto: Reprodução/WABetaInfo)

Códigos QR

O recurso deve funcionar de forma semelhante a Tag de nome do Instagram. Cada usuário tem seu próprio código e, para adicionar alguém, basta escanear o símbolo codificado da pessoa com o mensageiro. Automáticamente, o app preenche todos os campos e o contato é adicionado.

Modo Férias

Como o nome já diz, é uma função que você poderá ativar quando for sair de férias ou passar um tempo ausente do trabalho. Com isso você não precisará fazer o movimento de sair dos grupos para descansar.

Com previsão de funcionamento em 2019, o “Modo Férias” irá arquivar conversas e impedir notificações mesmo que você as siga recebendo minuto a minuto. Atualmente, caso você arquive uma conversa e receba uma nova mensagem, ela será ativada e você receberá tudo novamente. Com o “Modo Férias” isso acaba.

(Foto: Reprodução/ WABetaInfo)

Economia de Bateria

O WhatsApp vem testando desde setembro a função chamada “apagar a luz”. Ela deixa o display da tela preto com letras brancas. E, além de economizar a bateria do smartphone, essa função também dá um bom descanso para os olhos, reduzindo a forte luz emanada pelos celulares.

Menos mensagens encaminhadas ao mesmo tempo

Para evitar o envio em massa de mensagens, em 2019, o WhatsApp só permitirá o envio para até 5 contatos por vez. Hoje, o limite é de 20 pessoas.

Essa função já foi implantada na Índia e chegará ano que vem para todos.

(Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Pré-visualização de arquivos recebidos

Essa função, que chegou ao WhatsApp para iOS em setembro, permite visualizar a prévia de imagens recebidas sem acessar a conversa. Para isso, basta expandir a notificação. Na tela de bloqueio ou na central de notificações do celular será possível conferir o conteúdo sem que o emissor da mensagem saiba. Já disponível para iPhone, a expectativa é que o recurso chegue logo para a versão Android do aplicativo.

 

(Créditos: Nicole Moreira/Especial para O POVO)

About the Author

Chico Driessen

Curitibano; 26; Analista de Mídias Sociais do Grupo O POVO; À procura de um DeLorean, pago à vista.

View All Articles