ID

Não é verdade que drone foi usado para disparar fogos contra vizinhos; vídeo é uma brincadeira

Um vídeo que circula nas redes sociais mostra um drone sendo utilizado para disparar projéteis supostamente contra vizinhos que faziam um churrasco em Indaiatuba, São Paulo. Na verdade, as imagens foram feitas em Ipojuca, em Pernambuco, e trata-se de uma brincadeira entre amigos feita pelo digital influencer Lucas Albert.

No vídeo, é possível ver o drone disparar projéteis semelhantes a fogos de artifício enquanto homens, com bebidas na mão, correm de um lado para outro. As imagens foram compartilhadas, por exemplo, pelo deputado federal Paulo Eduardo Martins (PSC-PA) em sua página no Facebook, e atingiram mais de 4,4 milhões de visualizações, 104 mil compartilhamentos, 18 mil comentários e quase 60 mil likes. 

Morador usa drone com bombas para atingir vizinho

Inacreditável, morador usa drone com bombas para atingir vizinho.

Publicado por Paulo Eduardo Martins em Segunda-feira, 15 de julho de 2019

 

A postagem original foi feita no domingo, 14, na conta do Instagram de Lucas Albert, que conta com mais de 2 milhões de seguidores. Lá, o vídeo alcançou 175 mil curtidas. Na legenda, o influencer diz: “Meus amigos fizeram um churrasco na rua e não me convidaram. Olha o que eu fiz com eles”. E completou, brincando: “Semana que vem tem guerra”. 

https://www.instagram.com/p/Bz4BZGwFX1b/

Em entrevista ao Jornal de Brasília, Lucas reclamou do que chamou de “fake news” e protestou que tiraram seu vídeo de contexto. Também explicou que a brincadeira é comum entre os amigos. 

Resultado: o vídeo é verdadeiro, mas a briga entre vizinhos que teria motivado o uso do drone, bem como o local em que teria ocorrido, são falsos.

Recomendado para você