O britânico Shane Jenkins, 23, recebeu uma sentença de 50 minutos de prisão, o que, aponta a mídia do País, foi a menor pena já promulgada pelo sistema judiciário do Reino Unido. Ele se declarou culpado e foi condenado por danos à propriedade, agressão a dois policiais e fuga da custódia, incidentes ocorridos em 30 de maio. O magistrado ordenou que o réu utilizasse o tempo de cárcere para escrever cartas de desculpas. 

De acordo com a acusação, após uma briga, Jenkins ameaçou quebrar a janela do ex-namorado com um tijolo. Ele saiu da casa, voltou na madrugada, bêbado, e quebrou a vidraça com uma vassoura. A polícia foi acionada, mas o rapaz conseguiu empurrar os oficiais e fugir. 

O juiz Julian Lambert, inicialmente, condenou Jenkins a quatro meses de detenção, mas suspendeu a decisão e aplicou a pena de 50 minutos na cadeia mais 80 horas de trabalho comunitário e reabilitação para o consumo de álcool. Durante o tempo detido, ele recebeu uma caneta e duas folhas de papel para escrever as cartas. A seguir, voltou ao tribunal para lê-las em público.

A primeira missiva foi para o ex-namorado, a quem Jenkins pediu desculpas por quebrar a janela. “Foi uma decisão estúpida que fiz, não estava pensando direito. Espero que você possa me perdoar”, escreveu. A segunda carta foi direcionada aos policiais. “Sinto muito por minhas ações. Eu não pretendia causar danos, foi uma decisão apressada do momento”, disse o réu, segundo o jornal The Independent