Foram as primeiras imagens do navio em 14 anos

O explorador Victor Vescovo divulgou na quarta-feira, 21, as primeiras imagens do navio Titanic nos últimos 14 anos. A embarcação, que afundou em 1912, está no fundo do Oceano Atlântico, a mais de 640 quilômetros da costa de Newfoundland, no Canadá. 

O vídeo mostra o navio mais famoso coberto de algas e outros resíduos do fundo do mar, deteriorado pela ação de microrganismos. As imagens foram captadas a mais de 3.800 metros no fundo do mar. Em entrevista à agência de notícias Reuters, Victor contou que a equipe mergulhou cinco vezes até o ponto do naufrágio. 

A investigação faz parte de uma exploração mais extensa comandada por Victor, que pretende navegar o fundo dos cinco mares. Durante três anos, ele construiu um submarino conversível para alcançar profundidades como esta. Uma vez lá embaixo, a equipe fez imagens que devem auxiliar cientistas a entender o processo de decomposição na região submersa e permitir a construção de uma réplica 3D do Titanic para plataformas virtuais.

 

O explorador Victor Vescovo construiu durante três anos o submarino conversível que chegou até o Titanic

O naufrágio foi mundialmente noticiado à época, mas a tragédia ficou ainda mais conhecida após o filme Titanic (1998), do diretor James Cameron. Baseado em fatos reais, a obra acompanha o romance do casal fictício Rose e Jack, interpretado por Kate Winslet e Leonardo DiCaprio, respectivamente.  Foi a produção cinematográfica mais cara de seu tempo, custando US$ 200 milhões, bem como a maior bilheteria do cinema por 11 anos, com arrecadação mundial de US$ 2,1 bilhões. Só foi superado em 2009 pelo filme Avatar, do mesmo diretor.

O Titanic zarpou em 10 de abril de 1912 de Southampton, no Reino Unido, rumo à Nova Iorque, nos Estados Unidos. A embarcação foi construída por três anos, pensada para ser a mais luxuosa e segura da época. O embarque foi realizado com festas e várias celebridades foram a bordo para a viagem, que fez paradas na Irlanda e na França. Cinco dias depois de partir, afundou após colidir contra um iceberg. Dos 2.223 passageiros, 1.527 morreram.

 

(Imagens: Divulgação)