Em 24 de setembro, no metrô de Los Angeles, Califórnia, nos Estados Unidos, a sem-teto Emily Zamourka abriu os braços, soltou a voz e interpretou a ária O Mio Babbino Caro, da ópera de Gianni Schichi, obra de Giacomo Puccini. A interpretação foi filmada por um policial que estava na estação. Uma semana depois, uma campanha online havia arrecadado US$ 95 mil para ajudar a cantora de 54 anos.

Em entrevista à emissora norte-americana ABC7, Zamourka revelou que costumava ganhar a vida tocando violino na rua. Há três anos, foi roubada e levaram o instrumento. Incapaz de pagar aluguel ou o plano de saúde, acabou na rua como pedinte. Assim estava até ser filmada na estação Wilshire/Normandie. O vídeo de sua performance acumula milhões de visualizações e o caso chamou atenção da mídia. 

Desde o sucesso do vídeo, além do dinheiro arrecadado na campanha online do site GoFoundMe, Zamourka também tem sido parada na rua para selfies e até autógrafos. Recebeu a proposta de gravação de um álbum e foi convidada pelo Los Angeles City Council, que administra a cidade, a abrir um evento oficial no sábado, 5. “Muito obrigada por tudo isso que está acontecendo agora. Eu realmente agradeço. Estou tão impressionada”, disse no palco da festa.

Emily Zamourka na festa a convite do Los Angeles City Council
(Foto: Axel Koester)