(Foto: Divulgação)

 

Uma britânica revelou que há 15 anos tem o costume de comer talco. Lisa Anderson, de Paignton, na Inglaterra, relatou que é viciada no produto e que já chegou a ingerir 200 gramas de pó em um dia. Como o hábito não é muito discutido, ela resolveu expor sua história para alertar outras pessoas que sofrem com o mesmo problema, com o intuito de incentivar a procura por especialistas.

Em entrevista ao portal “Daily Mail”, a mulher de 44 anos afirmou que passou anos sem saber o que estava acontecendo, mas que acabou percebendo que era uma doença. “Apesar de fazer isso por anos e anos, refleti sobre isso no início deste ano e pensei que simplesmente não podia ser normal”, disse ao jornal.

Segundo os médicos, Lisa pode estar com a Síndrome de Pica, que a faz ter o desejo e apetite por substâncias que não são próprias para o consumo, como por exemplo, argila, barro, terra, papel, ou, no caso da britânica, talco. Estresse, gravidez, ou deficiências nutricionais, podem causar a alotriofagia – outro nome usado para identificar a Síndrome de Pica. O termo “pica” vem do latim e significa pega, um pássaro do hemisfério norte que tem o nome completo de pega-rabuda (também conhecido como pica pica).

Por conta do vício, a mulher já chegou a gastar 8 mil libras com talco, o equivalente a R$ 42.818,87. Segundo ela, o que a causa desejo é a textura calcária do produto.