Esse post nasceu de um comentário de uma amiga aqui no blog, sobre o tema culpa de mãe. E tem que ser lido por todas!

Com a palavra a psiquiatra infantil Denise Evangelista:


Mas culpa é a melhor palavra que define as mães brasileiras sabia?
Um pouquinho de cultura inútil, na decada de 50/60, quando inventaram as fraldas descartáveis o slogan era ” para você ficar mais tranquila”, vendeu? 

Nada! 
Fizeram uma pesquisa de marketing e chegaram a essa conclusão: a mãe brasileira sente-se excessivamente culpada. As estratégias não podiam ser as mesmas de outros países, então o slogan mudou : ” para seu bebê dormir mais tranquilo”. 
Vendeu feito água! 
Pesquisa rápida de cabeça: alguma mãe que se conheça sente-se tranquila em relação a seus filhos? A desgraça da culpa acompanha, atá se estiver tudo bem: 

“Por que raios está tudo tao bem?” 
“Só posso ter feito algo errado”.
E assim vai… Quem foi que sentenciou que ser mãe é padecer no paraíso mesmo?



Concordando com a Denise reproduzi aqui o seu comentário…por favor mamães que não se culpam por nada se pronunciem!

About the Author

Carol Bedê

Jornalista. Mãe da Laís e do Vinícius. Já quis ser muita coisa...depois de terminar a faculdade de letras, uma especialização e a faculdade de comunicação social (jornalismo), de uma coisa tive certeza: o que eu quero mesmo é escrever. Já escrevi sobre muitos assuntos. Tentei até fazer poesia, mas nunca achava que conseguia. Depois de ser mãe resolvi escrever sobre ser mãe, sobre bebês, sobre crianças e sobre esse mundo. E só agora acho que consigo fazer poesia.

View All Articles