Oi mamães!
Há algumas semanas fui convidada para levar a Laís para fazer uma aulinha de psicomotricidade infantil. Foi super divertido! Lá, conversei com a fisioterapeuta Cristiane Mattos, mãe da Maria Luisa, e ela explicou direitinho os objetivos dos encontros e fez uma aula experimental com a Laís e a Malu. A aula ocorreu no espaço Ar+Zen da querida Mariana Kayatt, mãe do Ravi, que também participou da aula, só que em outro horário.

as fofas Laís (sentada) e Malu (no rolinho) com a Cris

Laís se escondendo com a bacia

agora é a vez da Malu!

o super pulo do Ravi

A Cris me enviou um material bem legal e de fácil compreensão, para a gente entender melhor os objetivos, os benefícios e como funciona a psicomotricidade na vida dos pequerruchos.

Objetivo:

Desenvolvimento motor com evolução afetiva e cognitiva da criança baseado na liberdade de movimento e expressão dentro de um enquadre de segurança e acolhimento de suas emoções. O prazer da expressão livre pela via motora.

Os benefícios:

• Coordenação motora, equilíbrio, postura, noção de tempo e espaço e elaboração do esquema corporal.
• Favorecer a relação da criança com ela mesma e com o outro.
• Desenvolvimento da auto-estima.
• Auxiliar na compreensão de seus sentimentos e emoções, utilizando-os de forma construtiva.
• Contribuir para o desenvolvimento da criatividade.
• Despertar o desejo de aprender.
• Potencializar a construção de vínculos sociais e afetivos.

As turmas são divididas em grupos pequenos de crianças divididos por faixa etária.
Turma mini-baby: 4 a 6 meses.
Turma baby: 7 a 11 meses
Turma maxi-baby: 1 a 2 anos
Turma Gente Miúda: 2 a 3 anos
Turma infantil: 3 a 6 anos

Os encontros são semanais (1 ou 2 vezes) utilizando materiais diversos (bolas, fantoches, tecidos, almofadas, papel, giz de cera, etc.). Cada material utilizado tem sua importância e simbolismo, porém o principal objeto a ser utilizado na sala de psicomotricidade é o CORPO.

Gente, quem quiser saber mais sobre as turmas é só entrar em contato com a Cris, ela está formando as turminhas para poder começar as aulas. Ah! Quem também tiver interesse em aprender a massagem Shantala para bebês, entra em contato com ela também, viu?

Aqui o super currículo da Cris e os contatos
Cristiane Mattos de Oliveira
Fisioterapeuta formada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ
CREFITO 37381-F
Doutorado pela UFRJ
Psicomotricista – Formação na Prática Psicomotora Aucouturier
(85) 8678-4568
olicrism@gmail.com

About the Author

Carol Bedê

Jornalista. Mãe da Laís e do Vinícius. Já quis ser muita coisa...depois de terminar a faculdade de letras, uma especialização e a faculdade de comunicação social (jornalismo), de uma coisa tive certeza: o que eu quero mesmo é escrever. Já escrevi sobre muitos assuntos. Tentei até fazer poesia, mas nunca achava que conseguia. Depois de ser mãe resolvi escrever sobre ser mãe, sobre bebês, sobre crianças e sobre esse mundo. E só agora acho que consigo fazer poesia.

View All Articles