iMãe

Japão: ritual “ISSHO MOCHI” em aniversário de 1 ano

3081 4

Oi, mamães e papais!

Eu tenho uma amiga japonesa, fofa, linda e que é mãe de duas japinhas fofas e lindas também.  Ela se chama Junko Irita e é mãe da Mihana (3 anos), da Michika (1 ano e 2 meses) e de um bebê que ainda vai nascer, ela está grávida de 4 meses.

Fazia anos que eu não falava com a Junko e, pelo facebook , ela tentou me explicar um costume, uma espécie de ritual que se faz lá no Japon (como ela mesma chama o Japão) no aniversário de 1 ano dos filhos. Foi muito engraçado, pois a gente não se entendia direito e então resolvemos nos falar pelo Skype. A Junko ainda fala muuuuito bem o português, é impressionante! Enfim, eu entendi direitinho como é que funciona o “ISSHO-MOCHI”, vou explicar agora.

No Japão, quando os bebês completam 1 ano, as famílias fazem um bolo de arroz, que pesa 2kg, colocam em uma mochila e a criança tem que carregar o arroz nas costas.  Neste momento, toda a família reza e pede saúde e um futuro brilhante para o aniversariante “1 ano velho”, como diz a Junko (Adoro!). ISSHO significa “para sempre”, então a criança carrega o arroz e terá comida para sempre na sua vida.

Depois disso, eles colocam espalhados no chão, objetos como estetoscópio (se quiserem que o bebê sejo médico, canetas (para bons resultados na escola e para gostar de estudar), calculadora (para gostar de matemática), pauzinhos (para não ter preocupação com comida), uma carteira (para ser uma pessoa rica), tesoura (para ser hábil com as mãos), uma bola (para ser atleta) e por aí vai.

Neste ano, foi a vez da Michika, ela escolheu uma calculadora. Parabéns Michika, já estamos torcendo por você.
Agora vejam as fotos dessas lindezas que são as filhas da minha amiga Junko.

Michika se preparando

Se garantiu!

Escolhendo a calculadora.

Mihana, há 3 anos, chorou muito no dia do seu ISSHO MOCHI (hehe fofa!)

Linda! Linda! Linda!
Parabéns aos pais, Junko e Taiki, pelas meninas lindas e sabidas. E muita saúde para o bebê que vem por aí!!!

Era um sábado de manhã quando a gente se falou.
No final da ligação Junko disse: BOA NOITE, CAROL.
E eu: BOM DIA, JUNKO!!!

♥♥♥

Recomendado para você