É neste segundo semestre que os pais dos pequeninos, que começarão a estudar em 2013, iniciam as buscas por escolas. Saber qual é a escola ideal para o nosso filho não é tarefa fácil. Então, aí vão algumas dicas para auxiliar na escolha.

Uma dica importante é que os pais fiquem atentos ao projeto educacional da instituição, verificando a formação dos funcionários que irão cuidar da criança durante as horas que estiver na escolinha. Os cuidados com a higiene do local também não podem ficar de fora, você vai querer que seu filho fique limpinho, e em um ambiente limpinho, né? Assim como na sua casa. Fique de olho na limpeza geral. Verifique as instalações da cozinha, do local onde as crianças são banhadas ou trocadas e até as condições dos brinquedos espalhados pelo lugar.

Nenhuma mãe ou pai quer seu filho resfriado, doentinho. Então, um ponto importante para observar é se a escola tem salas arejadas. Elas não devem ter pontos de umidade, que acabam causando alergias. As crianças e bebês precisam de um ambiente a céu aberto para banho de sol e contato com a natureza. Ah! Pergunte qual é o procedimento da escola em caso de doença.

Procure saber da direção da escola quantas professoras ou berçaristas há por bebê. Até 1 ano de idade, o ideal é que haja pelo menos um profissional para cada três bebês. Veja como funciona a fase de adaptação da criança ao local, com sua permanência, durante algumas horas por dia. Fique de olho nos brinquedos, tanto da área interna como na externa, nos acessos a escadas ou rampas e até em se há extintores de incêndio espalhados pelas instalações. Segurança deve ser uma prioridade. Observe se crianças têm como entrar e sair sem ser acompanhadas ou notadas e se desconhecidos conseguem passar sem algum tipo de controle.

A alimentação é um ponto muito importante! Recentemente, soube que o colégio Christus, que fica no caminho do Porto das Dunas, não vende frituras, nem refrigerantes. Além disso, todas as sextas-feiras, eles fazem o “Dia da Fruta” na hora do lanche e as crianças adoram! Gostei do incentivo à alimentação saudável! E fui lá conferir!

 

Uma boa escola deve ter um clima receptivo. Confie no seu instinto e em suas primeiras impressões. Na dúvida, visite mais de uma vez a mesma escolinha.  Você consegue imaginar seu filho estudando ali? Então vai em frente!

About the Author

Carol Bedê

Jornalista. Mãe da Laís e do Vinícius. Já quis ser muita coisa...depois de terminar a faculdade de letras, uma especialização e a faculdade de comunicação social (jornalismo), de uma coisa tive certeza: o que eu quero mesmo é escrever. Já escrevi sobre muitos assuntos. Tentei até fazer poesia, mas nunca achava que conseguia. Depois de ser mãe resolvi escrever sobre ser mãe, sobre bebês, sobre crianças e sobre esse mundo. E só agora acho que consigo fazer poesia.

View All Articles