Gente,

vejam que maravilha de espetáculo que vai ocorrer neste final de semana aqui em Fortaleza! E a oficina começa nesta quinta-feira, é só correr para inscrever os pequenos.

 

Caixa Cultural Fortaleza apresenta
Como Nascem as Estrelas
O espetáculo traz para os palcos o livro de Clarice Lipector
e promete encantar público de todas as idades

programacao infantil Fortaleza

O espetáculo Como Nascem as Estrelas encena o livro Como Nasceram As Estrelas, último trabalho de Clarice Lispector para o público infantil. No livro, a autora reconta com genialidade 12 lendas do nosso folclore. A montagem transforma em teatro seis das lendas do livro e apresenta ao público o encontro de Clarice, uma das mais importantes escritoras da língua portuguesa, e a cultura popular brasileira. No espetáculo o publico assiste a macacos, onças e jabutis presentes nas lendas brasileiras falando a prosa e a poesia da autora sem nenhuma cerimônia. As apresentações na Caixa Cultural Fortaleza acontecem sexta-feira (22/3) às 19h, sábado e domingo (23 e 24/3) às 17h. Na quinta-feira (21/3), será oferecida a oficina de teatro “Brincando com Clarice”, para crianças e adultos, das 16h às 18h.

A montagem do espetáculo é dirigida a todas as idades e desde 2008 reune famílias, estudantes e professores em torno do texto de Clarice, da música instrumental e dos mitos que há gerações habitam o imaginário brasileiro. A montagem conta com uma equipe técnica e artística de renome no cenário teatral e na música instrumental carioca. Os atores Roberta Brisson, Renato Reston e Katia Brito e os músicos Carol Panesi e Rui Alvin estabelecem uma relação direta com o público e através de um trabalho minucioso com a palavra de Lispector guiam o público em uma viagem pelo texto. A direção geral é de Katia Brito.

Indicados ao prêmio Zilka Salaberry, o cenário, a iluminação e o figurino são essenciais para recriar o clima da Floresta Amazônica, onde se passa a peça Como Nascem as Estrelas. O cenário, criado por Ney Madeira, é uma instalação com a qual o público interage e pode ser montada em diversos tipos de espaço. Essa recria a floresta e foi confeccionada com escadas de corda, tecidos e redes onde são pendurados diversos instrumentos de percussão feitos com cabaças, panelas e molas, que reproduzem os sons das matas e dos rios. A iluminação, assinada por Aurélio de Simone, traz para os palcos os climas da mata.

O figurino, também de Ney Madeira, é composto por tecidos pintados com grafismos indígenas recriados por artistas cariocas. Os adereços criados pela designer Maria Oiticica, compostos por cestaria e biojóias, misturam materiais como a prata e a seda à sementes e palha, remetendo à diversidade de formas e cores encontradas nas matas brasileiras.

Já a música tocada ao vivo têm direção de Rui Alvim busca inspiração na diversidade e sofisticação dos ritmos brasileiros. Os músicos multiinstrumentistas promovem uma deliciosa interação estética ao misturar música indígena com ritmos urbanos criando espaços para que instrumentos como o clarone e o violino contracenem com o maracas e tambores.

Desde a estreia de Como Nascem as Estrelas em 2008, a peça vem construindo uma trajetória de sucesso. Escolhida para integrar a programação do Ano do Brasil em Portugal realizou apresentações em Lisboa em dezembro de 2012. Esteve em cartaz em novembro de 2012 no Teatro Municipal Ziembinski, no Rio de Janeiro, figurando entre as quatro melhores peças infanto-juvenis em cartaz na cidade segundo revista especializada. Além do Rio, onde foi escolhida para integrar o Circuito Estadual das Artes do Estado e a Ciranda de Espetáculos da Prefeitura, realizando espetáculo em diversas cidades do Estado e em escolas públicas da capital, já esteve em cartaz em São Paulo, Salvador e Brasília. Realizou ainda temporada em 2010 no Teatro Municipal Maria Clara Machado, no Rio, sendo indicada durante esta temporada para três categorias do prêmio Zilka Salaberry. O espetáculo foi selecionado pelo edital de fomento às Artes Cênicas da Secretaria de Cultura do Estado do RJ.

Oficina Brincando com Clarice

“Todos me consideram uma escritora hermética. Mas, se a criança
entende a minha linguagem, porque o adulto me acha difícil de ler?
Clarice Lispector in Diário de Notícias-04.02.68

Com inscrições abertas a partir desta segunda-feira (18/03), por e-mail, a oficina será realizada na quinta-feira (21/03), das 16h ás 18h, na Caixa Cultural Fortaleza. No total, 30 crianças e adultos irão participar da oficina de teatro a partir de leituras de textos de Clarice Lispector.

Como explica uma das orientadoras da oficina e diretora do espetáculo Como Nascem as Estrelas, Kátia Brito, “esse trabalho promove um divertido encontro com a obra de uma das maiores escritoras da língua portuguesa. Através de jogos teatrais, dinâmicas corporais e estímulos musicais brincaremos com a palavra de Clarice e transformaremos trechos de seus textos – os que foram escritos para crianças ou falam do seu universo – em pequenas cenas”.

A oficina promove o diálogo da criança com uma autora fundamental na formação literária de qualquer jovem brasileiro, da maneira que ela mais gosta, brincando. Criando espaço para que a criança experimente e descubra individual e coletivamente a obra da escritora e possibilitando que elas vivenciem outras formas artísticas a partir desse contato, a oficina se propõe a formar novos leitores e plateias, bem como prestar uma homenagem à Clarice Lispector e divulgar sua obra para o público infantil.

Serviço:
Espetáculo “Como Nascem as Estrelas”
Data: de 22 a 24 de março de 2013 (sexta-feira a domingo)
Hora: sexta-feira às 19h, sábado e domingo às 17h
Local: CAIXA Cultural Fortaleza (CE)
Endereço: Av. Pessoa Anta, 287 – Praia de Iracema
Ingressos: R$ 10 e R$ 5 (meia – conforme legislação, empregados e clientes da CAIXA)
Classificação etária: Livre
Informações: (85) 3453-2770
Acesso para portadores de deficiência e assentos especiais

Oficina “Brincando com Clarice”
Data: 21 de março de 2013 (quinta-feira)
Horário: das 16h às 18h
Local: CAIXA Cultural Fortaleza
Endereço: Av. Pessoa Anta, 287, Praia de Iracema
Vagas: 30
Público: crianças e adultos de todas as idades
Período de inscrição: a partir de 18 de março de 2013 (segunda-feira)
Inscrição: pelo email comonascemasestrelas@yahoo.com.br

About the Author

Carol Bedê

Jornalista. Mãe da Laís e do Vinícius. Já quis ser muita coisa...depois de terminar a faculdade de letras, uma especialização e a faculdade de comunicação social (jornalismo), de uma coisa tive certeza: o que eu quero mesmo é escrever. Já escrevi sobre muitos assuntos. Tentei até fazer poesia, mas nunca achava que conseguia. Depois de ser mãe resolvi escrever sobre ser mãe, sobre bebês, sobre crianças e sobre esse mundo. E só agora acho que consigo fazer poesia.

View All Articles