desfralde

Eu sempre achei que o momento de tirar a fralda da (nossa) vida da Laís ia ser um desafio difícil de encarar. Não conseguia imaginar como seria. Até que foi chegando a hora. Foi tudo tão natural que nem acreditei. Vou deixar aqui meu depoimento, pois sempre acho que ajudo alguém com alguma dica, de alguma forma.

Foi assim, primeiro comecei a ler sobre o assunto e aplicar alguns métodos em casa. Um deles: fazer xixi na frente da Laís, para ela se familiarizar. Tentamos um peniquinho, mas ela N-U-N-C-A, nem brincando, sentou no coitado. Até que as aulas começaram e no colégio eles deram uma mãozinha deixando as crianças de calcinha/cueca durante o período de aula. Fui percebendo que a fralda da Laís amanhecia sequinha, ou seja, ela já estava controlando mais ou menos o xixi.

Comecei a conversar com ela, comprar calcinhas novas para ela se interessar. Perguntava se ela queria fazer xixi e cocô no vaso sanitário, mas sem forçar nada. Até que um dia ela quis. Nesse mesmo dia, saí para comprar o redutor/adaptador de vaso e a levei comigo, ela mesma escolheu o dela.

E foi assim… Do nada, de repente, ela resolveu que não queria mais usar fralda, fica de calcinha o dia todo e pede para fazer todas as necessidades no banheiro. Por enquanto, só colocamos a fralda para dormir e para as saídas, dependendo do local. Nesse caso, de passeios, minha grande aliada é  fralda Up Go da Huggies, a fraldinha que tira e bota como se fosse um shortinho e se caso a criança não segurar não tem meladeira. É muito normal que algumas vezes a criança faça xixi ou cocô nas calças (aconteceu ontem mesmo lá em casa), é importante que os pais ajam com naturalidade, sem dar muita importância para que a criança não se sinta mal. Eu sempre falo frases incentivadoras tipo: “não tem problema”, “da próxima vez você avisa pra gente ir no vasinho” e mudo logo de assunto…

Agora vou confessar uma coisa para vocês, eu me enchi de orgulho de ver minha pequena fazendo xixi e cocô no vaso, toda independente. Ah! Outra coisa maravilhosa que o desfralde nos proporciona é não ter que gastar mais com fraldasssssss! $$$$

Outra coisinha, depois que a gente é mãe a gente fala de xixi e cocô com tanta naturalidade, né? Vira até assunto na hora do almoço. (rsrsrs)

E outra coisinha… Mesmo com o sucesso do desfralde, eles vão gritar muito seu nome ainda, mamãe! rsrs

desfralde

PS: Nem sempre o desfralde é simples assim como descrevi acima. Cada criança é única, e algumas terão maior dificuldade para comer (que é o caso da Laís), para dormir e outras para tirar a fralda.

Beijinhossss

 

About the Author

Carol Bedê

Jornalista. Mãe da Laís e do Vinícius. Já quis ser muita coisa...depois de terminar a faculdade de letras, uma especialização e a faculdade de comunicação social (jornalismo), de uma coisa tive certeza: o que eu quero mesmo é escrever. Já escrevi sobre muitos assuntos. Tentei até fazer poesia, mas nunca achava que conseguia. Depois de ser mãe resolvi escrever sobre ser mãe, sobre bebês, sobre crianças e sobre esse mundo. E só agora acho que consigo fazer poesia.

View All Articles