A temporada das crianças vai começar! E, com ela, mais uma edição do TIC – Festival de Teatro Infantil do Ceará. De 5 a 13 de outubro a cidade de Fortaleza terá novas possibilidades de diversão e arte em família, com programação gratuita em oito equipamentos públicos da cidade. Seguindo o exemplo das edições anteriores, o TIC também vai a Sobral e neste ano estreia em Icapuí, no litoral leste. 3 TIC

Nos palcos e praças, atrações cearenses e internacionais em cerca de 50 apresentações, parte delas com acessibilidade para deficientes auditivos ou visuais por meio de tradução em libras e audiodescrição. Com a opção responsável de promover diversão e arte para todas as idades, o 3º TIC, além do teatro de atores, oferece “Um mundo de possibilidades” – tema desta edição – apresentando outras linguagens cênicas: teatro de animação, mágica, circo, dança, contação de história e artes plásticas. A expectativa de público é de 15 mil pessoas, dos quais 5 mil de alunos de escolas com agendamento.

ACESSIBILIDADE: Audiodescrição, libras e braile

O TIC inova nesta edição oferecendo tradução em libras e audiodescrição em alguns espetáculos que serão apresentados em Fortaleza. Serão sessões mistas, para crianças com ou sem necessidades especiais. Serão 08 sessões com tradução em libras e 06 com audiodescrição. Programações em braile também serão distribuídas na capital em instituições voltadas a deficientes visuais.

O cuidado com a acessibilidade está também na escolha dos espetáculos, em especial os internacionais, muitos deles sem fala, possibilitando o aproveitamento de deficientes auditivos e de quem não tem o conhecimento de língua estrangeira.

DESTAQUES NA PROGRAMAÇÃO: “Um mundo de possibilidades”

Teatro para Bebês – O grupo La Casa Incierta (ESPANHA/BRASIL) apresenta o espetáculo “Café Frágil”, especialmente voltado para bebês. Serão duas sessões no dia 12 de outubro e duas no dia 13, às 16h e 17h30, no Teatro Antonieta Noronha, localizado na sede da Secretaria de Cultura de Fortaleza (Secultfor). A capacidade é de 40 bebês com um adulto cada. O acesso será mediante agendamento pelo telefone 85-3048.6077 ou pelo e-mail fest.teatroinfantil@gmail.com.

Criada em 2000 pelo diretor teatral espanhol Carlos Laredo e pela atriz brasileira Clarice Cardell, a companhia é pioneira no campo das artes cênicas para a primeira infância. Café Frágil é um espetáculo de teatro de objetos criado a partir do Universo de Antonio Catalano – do grupo Casa degli Alfieri-Universi Sensibili – que desenvolveu um projeto interativo entre teatro e artes visuais. Sua linguagem poética pretende estar à altura das capacidades infinitas dos bebês. O espetáculo revela, com um jogo de sombras e objetos, um universo mágico presente no cotidiano de todos.

Bolhas de sabão gigantes – Uma das atrações mais esperadas desta edição é o ESPANHOL Made in Jabón, com o espetáculo de animação e mágica “100% Burbujas”. Made in Jabón é resultado de uma parceira entre Javier Urbina e David Vega. Fundada em 2007, a companhia ostenta o Record Guinness da mais longa cadeia de bolhas do mundo. Através da sua inovadora técnica de esculturas de bolhas de sabão, o grupo leva ao público humor, poesia, magia e ciência. As apresentações serão dia 11, às 19h, no CUCA Barra; e nos dias 12 e 13, às 17h, no Teatro Dragão do Mar (dia 12 com audiodescrição).

Espetáculo 100% cearense – “A Menina dos Cabelos de Capim”, que estreou em 2000, é um belíssimo espetáculo da Cia Pã de Teatro, com texto de Ricardo Guilherme e direção de Karlo Cardozo. O autor inspirou-se no conto de tradição ibérica “Os Figos da Figueira” e recriou essa história da menina que é enterrada em um buraco pela sua madrasta, trazendo o ambiente e os costumes da cultura nordestina para essa montagem.

A montagem abre a programação de teatro de atores no dia 05, às 17h, no Teatro Dragão do Mar (audiodescrição e libras), e apresenta-se novamente no local no dia 10, em sessões exclusivas para escolas públicas agendadas, às 10h (com tradução em libras) e às 15h (audiodescrição e libras). No dia 13 estará às 18h no Teatro do Centro Cultural Bom Jardim.

Cia_Sienta la Cabeza_ESPANHA

Esculturas de Cabelo – O grupo Sienta la Cabeza é da ESPANHA, mas foi criado em 2001 pela cabeleireira brasileira Fafá Franco e o músico escocês Nick Prescott. Atualmente conta com a colaboração da atriz brasileira Tatiana da Silveira como cabeleireira artística. Trata-se de um espetáculo de artes visuais ao som de DJ, onde o grande destaque é o público. No espetáculo, que leva o nome do grupo, são realizadas verdadeiras esculturas de cabelo, que ganham cores e formas inusitadas, com direito a pinturas no rosto que complementam a arte. O grupo, que vem pela primeira vez ao Nordeste, se apresenta dia 05, das 16h às 19h, no Mercado dos Pinhões; e dia 06, das 18h às 21h no Espaço Rogaciano Leite Filho, no CDMAC.

Galinhas gigantes – A ALEMÃ Cia Pas Par Tout apresenta “Cock-Tales”, uma divertida apresentação musical com galinhas gigantes. O galo Capón (vaidoso e briguento), a galinha mãe (sofrida e vigilante) e o frangote (raquítico e indeciso) estão reunidos neste cômico espetáculo que prende a atenção do público de todas as idades. Pela primeira vez na América Latina, por meio do TIC, a companhia foi fundada em 2005 por Eva, Martin e Raimund e tem recebido inúmeras premiações em festivais internacionais. Já se apresentou em países como Alemanha, México, Bélgica, Holanda, Noruega, França, Espanha, Luxemburgo, Áustria, Portugal, Rússia, Tailândia, Turquia e USA. No 3º TIC serão 06 apresentações. No dia 12, às 9h30 no Parque das Crianças, às 16h30 no Mercado dos Pinhões e às 18h no Espaço Arena do Centro Dragão do Mar. No dia 13, às 9h30 no Passeio Público, às 16h30 no Estoril e às 18h novamente no Espaço Arena do CDMAC.

Animação com o corpo / Mímica – Vem do PERU Hugo & Ines, o mais renomado grupo de teatro de animação com o corpo, fundado em 1986 por Hugo Suarez e Ines Pasic. É um verdadeiro trabalho de mímica, onde o grupo explora as possibilidades expressivas de cada parte do corpo, como joelho, barriga, rosto e cotovelo, criando bonecos de carne e osso, dando vida a personagens surpreendentes. Esse trabalho vem garantindo a presença de Hugo & Ines em diferentes festivais de artes cênicas do mundo. O espetáculo “Contos Pequenos” é um solo com Hugo Suarez, unindo mímica e teatro de animação. Trata-se de um desfile pitoresco de divertidos personagens que narram o eterno drama tragicômico humano com seus sonhos e frustrações, seus êxitos e fracassos. As apresentações serão no Centro Dragão do mar de Arte e Cultura, no dia 05 às 18h no Anfiteatro e no dia 06 às 17h no Teatro, esta sessão com audiodescrição e tradução em libras.

OS LOCAIS

Em Fortaleza o TIC estará no Mercado dos Pinhões, Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (CDMAC), Parque das Crianças, Centro Cultural Bom Jardim (CCBJ), CUCA Barra, Teatro Antonieta Noronha (Secultfor), Estoril ePasseio Público, além do Instituto Penal Feminino Auri Moura Costa, onde, a exemplo do Festival em 2012, haverá uma apresentação especial para os filhos das internas.

Em Sobral o TIC acontecerá no Teatro São João e em Icapuí a programação será apresentada no Centro da Juventude e Cidadania (CJC).

O TIC

Em sua 3ª edição, o TIC segue se reinventando e cumpre seu papel de democratizar o acesso à cultura da infância e de promover o teatro infantil no Ceará, fomentando novas perspectivas, dramaturgias e estéticas e conquistando novas plateias. Com essas ações, a Invento Produção Cultural visa consolidar o festival dentro do calendário cultural do Estado, com foco na difusão e formação do teatro infantil.

O TIC é uma realização da Invento Produção Cultural, numa promoção da Associação de Pesquisas e Atividades Teatrais Cia do Batente e a Seara de Desenvolvimento e Cultura. Patrocínio: Coelce. Agradecimento: Prefeitura Municipal de Icapuí, Prefeitura Municipal de Sobral e Instituto ECOA. Parceria: Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, Vila das Artes e Institut Ramon Llull. Apoio cultural: Secultfor e Secult/CE.

SERVIÇO 3º TIC – Festival de Teatro Infantil do Ceará – Em Fortaleza (5 a 13 de outubro), Sobral (11 e 13) e Icapuí (dia 12).
Informações: (85)3048.6077
E-mail: fest.teatroinfantil@gmail.com.
Twitter: @inventocultural.
Facebook: TIC – Festival de Teatro Infantil do Ceará.
Site:
www.festivaltic.com.br.
Toda a programação é GRATUITA.

About the Author

Carol Bedê

Jornalista. Mãe da Laís e do Vinícius. Já quis ser muita coisa...depois de terminar a faculdade de letras, uma especialização e a faculdade de comunicação social (jornalismo), de uma coisa tive certeza: o que eu quero mesmo é escrever. Já escrevi sobre muitos assuntos. Tentei até fazer poesia, mas nunca achava que conseguia. Depois de ser mãe resolvi escrever sobre ser mãe, sobre bebês, sobre crianças e sobre esse mundo. E só agora acho que consigo fazer poesia.

View All Articles