Tive a honra de ser convidada a participar do curso de decoração de festas infantis da Auguri Festas com a expert no assunto Kika Duarte. Apesar de não trabalhar no ramo de decorações, consegui aproveitar muito e me diverti até o fim do dia. Empresas de decoração daqui de Fortaleza que eu admiro estavam por lá como a Receber com Estilo, Petit Poá, Las Cumadres, entre outras.

auguri festas

Informações diversas como dicas de montagem de mesa, escolha dos temas, doces, tipos de bolos, cenografia, mesa de guloseimas, muita dinâmica e decoradoras colocando a mão na massa. Não tem como transcrever aqui tudo que vimos no curso, para saber mais só vocês não perderem uma próxima chance dela na cidade, então vou falar sobre as partes que gostei e que vou levar para mim como aprendizado.

Temas
Sobre a escolha dos temas, a Kika Duarte é enfática “fujam dos temas com personagens comerciais” e quando não der para fugir deles, ela ensina a dar um toque do personagem, mas bem sutil e fazer uma decoração com um conceito. Um exemplo que a Kika nos deu foi a festa Cinderela que uma mãe lhe encomendou e quando ela conversou com a aniversariante, a menina de 4 anos disse que a parte do filme que ela mais gostava era a ‘mágica’ e não a Cinderela. Então a festa teve muito pouco de Cinderela e a menininha estava com a capa da Fada Madrinha, de varinha na mão, fazendo mágica pela festinha, fora toda a decoração que remetia a magia do filme Cinderela.
Em um momento dinâmica, Kika pediu para que os mais de 50 participantes dissessem temas de festas que não tivessem personagens famosos de desenhos, pareceu difícil mas não foi. Muitas sugestões lindas foram dadas como parque de diversões, mundo dos doces, boneca de pano, cereja, pássaros, carros, borboletas, cores, aviões etc etc.

Papelaria
“Menos é mais”, diz a Kika. E é verdade, para que tanto docinhos, caixotes, forminhas, caixinhas personalizadas com o nome da criança?

Bolos e doces
Se não der vontade de comer não é legal, foi mais ou menos assim que a Kika definiu, eu concordo demais! Para Kika, se tiver pasta americana nos bolos e cupcakes tem que ser na medida certa e os docinhos têm que ser de leite condensado meeesmo. “Em festa de criança não pode ter brigadeiro gourmet, se uma criança morder um brigadeiro e não sentir o gostinho de leite condensado não dá”, enfatiza. E eu quase aplaudi! (rsrs)
A dica é: em festa infantil tem que ter comida que as crianças gostam.

Mesa de guloseimas
Nada de muitos mimos que as pessoas vão ficar se estapiando para levar para casa. Faça doces que as pessoas vão comer lá, ou então faça uma lembrancinha com guloseimas para cada convidado.

Etiqueta em festas infantis
Eu, particularmente, tenho vergonha de ver o “ataque aos doces” que as pessoas fazem nas festa, e não é só nas infantis não. Conversamos muito sobre esse assunto no curso. As pessoas levam para casa, além dos doces, os enfeites da mesa, os centros de mesa e lembrancinhas extras para o filho do vizinho. Que coisa feia, gente! Segundo a Kika, a culpa é de quem está dando a festa. “Eduque seu convidado”, desafia. A dica é: se você não gosta e não quer ver o momento “ataque” na sua festa, não coloque na mesa os mimos e sacolinhas para convidados encherem de doces. E, mesmo assim,ainda vai surgir aquela Tia que pega os pratinhos descartáveis e passa a mão nos docinhos. A solução é colocar pratinhos de louça na sua festa.

Aí você vai dizer: Mas eu não posso colocar pratinhos de louça para 250 convidados, e eu vou responder citando a Kika. “Você tem certeza que você e seu filho amam todos esses 250 convidados?” (rsrs). Será que seu filho queria convidar todas essas pessoas para sua festinha? Vamos simplificar, né gente? Eu gostei da ideia de eliminar os pratinhos descartáveis também por um motivo ecológico.

A Kika não faz festas em buffets, quase todas as festas que ela decora são realizadas na casa ou salão de festas das clientes. Ela é contra todos aqueles brinquedos megalomaníacos dos buffets e, principalmente, as salinhas de vídeo games. “Criança tem que brincar, correr. Solta uma bola no meio delas que já vai ser divertido. Adoro as gincanas que envolvem também os pais”, pontua Kika criticando os buffets de São Paulo que têm até a “Sala dos Pais”.

Auguri Festas

 

Auguri Festas

 

Auguri Festas

 

Todo o grupo após o curso.

Todo o grupo após o curso.

Enfim, ganhamos muito aprendizado, participamos de sorteios, dicas de inspirações, fornecedores, ouvimos histórias incríveis e engraçadas.
Valeu a pena demais!

♥ ♥ ♥

Quer saber mais sobre  os cursos da Auguri Festas?
Site: www.cursosauguri.com.br
Fanpage: facebook.com/CursosAuguriFestas

Fotos: Camila Ávila
Blog: camilaavilafotografia.blogspot.com.br
Fanpage: facebook.com/pages/Camila-Avila-Fotografia-Infantil
Instagram: @camilaavilafotografa

About the Author

Carol Bedê

Jornalista. Mãe da Laís e do Vinícius. Já quis ser muita coisa...depois de terminar a faculdade de letras, uma especialização e a faculdade de comunicação social (jornalismo), de uma coisa tive certeza: o que eu quero mesmo é escrever. Já escrevi sobre muitos assuntos. Tentei até fazer poesia, mas nunca achava que conseguia. Depois de ser mãe resolvi escrever sobre ser mãe, sobre bebês, sobre crianças e sobre esse mundo. E só agora acho que consigo fazer poesia.

View All Articles