Com a chegada das celebrações de Carnaval há atividades de lazer para todos os gostos, com opções tanto para quem curte a folia quanto o sossego. Se você é daqueles que gosta de acompanhar os festejos ao ar livre, há os desfiles de escola de samba, blocos e cordões de afoxé e maracatu. Já se prefere aproveitar os dias de folga ao lado da família em casa, pode ser divertido entreter os pequenos com jogos e brincadeiras infantis típicos da temporada. Veja a seguir, algumas sugestões sobre como aproveitar o feriado de Carnaval na companhia da família.

carnaval infantil

Foto daqui: www.janamagalhaes.com

Folia em casa – Para aqueles que querem curtir o feriadão em casa, uma ótima ideia é organizar um bailinho infantil e reunir os amigos também com os filhos para deixar a festinha ainda mais divertida. Afinal, a data e o feriado em si pedem música e um pouco de festa, e por que não comemorar ao lado de quem a gente gosta? Com certeza, o bailinho vai agradar adultos e crianças.

Procure envolver as crianças na preparação e arrumação do ambiente. Como Carnaval oferece liberdade de criação, você pode utilizar diversos materiais que possui em casa. Brinque com as cores e use a criatividade para criar uma decoração diferente. Por exemplo, você pode enfeitar a mesa com toalhas floridas e coloridas, criar um arranjo de frutas, flores e usar bexigas para dar uma alegrada às paredes.

E que tal deixar um cantinho da casa como pista de dança? Pergunte para as crianças o que elas gostariam de ouvir no bailinho e monte uma trilha sonora animada e que convide todos a entrar na dança. Não esqueça de garantir o confete e a serpentina como parte da brincadeira.

As máscaras de Carnaval também não podem faltar. Criar esse acessório junto com os pequenos é fácil e tudo o que você precisa é de papel cartolina, cola, tesoura, purpurina ou qualquer outro material para enfeitar o adereço. Outras atividades lúdicas para exercitar a imaginação durante o feriado são concurso de fantasias improvisadas e criação de pintura facial. Além de tirar os pequenos da TV e dos eletrônicos, o bailinho vai garantir a diversão e o entretenimento em casa.

Na rua – Um bom jeito de fazer com que as crianças aprendam sobre o Carnaval e as variantes regionais dessa festa popular brasileira é ir às ruas para acompanhar os desfiles das escolas de samba e blocos de rua.

Além de um espetáculo para os olhos, esse tipo de passeio pode ser uma excelente forma de aprender sobre a história, os valores e os costumes locais. Depois de acompanhar as apresentações, converse com as crianças para incentivar o conhecimento e fixar na memória aquilo que aprenderam com a experiência de assistir esses grupos. Por exemplo, peça para os pequenos identificarem instrumentos e sons viram e ouviram, procure saber se eles observaram diferenças nos desfiles, no ritmo da música, peça ainda para eles descreverem fantasias e pergunte sobre as quais mais gostaram. Passeios como esse que incluam atividades culturais na agenda são ótimos para complementar o que se aprende na escola. Portanto, por que não reunir conhecimento ao lazer. Confira a agenda da sua cidade para se informar sobre atividades e eventos para curtir com as crianças neste Carnaval.

Para quem vai ficar em Fortaleza, alguns bailinhos infantis e mais programação para os pequenos:

Bailinho Infantil no Passeio Público. Banda Só Alegria, no domingo (2) e na terça (4), das 9h30min às 11h.

Baile infantil com a Galinha Pintadinha e sua turma (show cover). No shopping Pátio Dom Luis, a partir de 17 horas, domingo (2 de março).

Bailinho Infantil no shopping Iguatemi. De 28 de fevereiro a 4 de março, às 17 horas, na Praça Central.

BNB Clube – Carnaval Infantil. Sábado (1 de março), a partir das 17 horas. Av, Santos Dumont, 3646. Entrada: R$ 10,00 (não sócios e maiores de 12 anos), sócios não pagam. Informações: 40067200.

Programação do Dragão do Mar:

• Brincando e Pintando no Dragão do Mar
Brincadeiras e atividades infantis para todas as idades orientadas por monitores.
Todos os domingos, das 16h às 19h, na Praça Verde. Acesso gratuito.

• Encontro Cearense de Malabares
O encontro reúne jovens iniciantes e profissionais que exercem a prática dos malabares.
Todos os sábados, às 17h, na Praça Almirante Saldanha. Acesso gratuito.

Museu da Cultura Cearense – Brinquedo a arte do movimento
A exposição estimula a memória e ativa a sensibilidade. Os brinquedos expostos pertenciam a Coleção Macao Goes e hoje fazem parte do acervo do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura. Visitação de terça a sexta, das 9h às 19h; e aos sábados, domingos e feriados das 14h às 21h. Gratuito.

 

About the Author

Carol Bedê

Jornalista. Mãe da Laís e do Vinícius. Já quis ser muita coisa...depois de terminar a faculdade de letras, uma especialização e a faculdade de comunicação social (jornalismo), de uma coisa tive certeza: o que eu quero mesmo é escrever. Já escrevi sobre muitos assuntos. Tentei até fazer poesia, mas nunca achava que conseguia. Depois de ser mãe resolvi escrever sobre ser mãe, sobre bebês, sobre crianças e sobre esse mundo. E só agora acho que consigo fazer poesia.

View All Articles