Antes de alguém pensar: “o que esse post tem a ver com o tema principal do blog?” Já respondo: tem tudo a ver porque é um projeto muito massa para a nossa cidade que tem que ser imitado pelo Brasil a fora. E também porque nesse parklet lindo tem programação cultural para as crianças e todas as famílias! Obrigada, queridas Laura e Liana por essa iniciativa linda!

Vem saber mais, pessoal!!!

O Parklet Beira Mar, idealizado pelas arquitetas Laura Rios e Liana Feingold, reutiliza os materiais da instalação do Pátio dos Ventos, o o 1º Parklet de Fortaleza, pioneiro nas regiões Norte e Nordeste, que fez parte do evento Casa Cor Ceará 2013. Essa é uma das principais regras para construção do Parklet: que seus materiais possam ser desmontados e relocados para reaproveitamento em outros espaços.

parklet beira mar

 

Iniciativa do Estar Urbano para divulgar os benefícios para a mobilidade urbana que esse tipo de projeto leva à população, o Parklet é um espaço de convivência para quem passa pelo local. O Parklet Beira Mar, instalado em junho deste ano, possui um paraciclo para estacionamento de bicicletas, coberta e vegetação para o conforto de quem pretende utilizar o local para descanso entre suas atividades do dia.

O Parklet Beira Mar está encantando a população de Fortaleza com sua  estrutura e com sua programação cultural bastante diversificada. Segundo Laura Rios, “a ideia é dar continuidade à Agenda Cultural nos Parklets, sempre convidando artistas locais e artistas de rua pra fazer ações no espaço, que é aberto pra quem quiser chegar e “ocupar” com intervenções artísticas”.

Parklet Fortaleza

O auxílio da iniciativa privada é primordial para o sucesso do Estar Urbano e a consequente instalação de mais equipamentos para contribuir com a melhoria da cidade e da mobilidade. Para viabilizar a instalação do Parklet Beira Mar, o Projeto Estar Urbano contou com a parceria do artista Grafite Luz, para levar arte e cor à rua; teve o apoio da Escala Madeira Ecológica, para a coberta e conforto dos transeuntes; e do Boteco Praia, estabelecimento mais próximo ao local, que fornece a energia e assume a manutenção da vegetação do espaço.

O termo Parklet foi usado pela primeira vez em São Francisco, nos Estados Unidos, para representar a conversão de um espaço de estacionamento de automóvel num miniparque recreativo. A partir de então, os Parklets foram utilizados em diversas cidades norte-americanas, assim como em outros centros urbanos pelo mundo.

No Brasil, os dois primeiros Parklets foram construídos em São Paulo em agosto de 2013. O conceito de Parklet inclui tanto espaços anteriormente ocupados por carros, como espaços que podem também ativar uma determinada área de uma rua, bairro ou cidade.

O Parklet deve ser uma extensão da calçada, mantendo o mesmo nível de piso. A sua instalação é feita em um local de estacionamento de um ou dois carros, equivalente a 10 X 2,30 metros. Tem bancos, jardins, iluminação própria e estacionamento de bicicletas. Obedece às regras de uso e ocupação do solo e atende aos critérios da mobilidade urbana. É um espaço público aberto para todas as pessoas, que deve ser seguro para o usuário, com o objetivo principal de contribuir para uma maior qualidade de vida urbana.

De acordo com o Creatore – Ateliê de Arquitetura, a ideia é construir parcerias com a iniciativa privada para a multiplicação dessas ações, expandindo a proposta de que o cuidado com o espaço público deve ser coletivo. Para as empresas, participar do Estar Urbano é uma forma diferente e inédita de se tornar amiga do cidadão no seu cotidiano.

Projeto Estar Urbano

Inspirado no conceito Parklets, o Creatore – Ateliê de Arquitetura lançou o Projeto Estar Urbano em 2013, que objetiva revitalizar espaços públicos com o auxílio da iniciativa privada, realizando intervenções urbanas para reativar áreas públicas da cidade e estimular a presença de pessoas nas ruas. O Estar Urbano é uma solução desenvolvida em busca de uma urbanidade equilibrada e acessível. Traz em sua proposta a reflexão sobre como ocupamos os espaços públicos da cidade, hoje ameaçados por diversos fatores.

A presença de pessoas faz os espaços serem percebidos como vivos e seguros e isso é o principal requisito para a vida econômica da cidade. O Estar Urbano também estimula o uso de modais alternativos ao carro, como a bicicleta. A ideia é tornar as ruas mais amigáveis, ativando a recreação, o comércio local e restringindo o espaço dos automóveis nas cidades.

Site: www.estarurbano.com.br          Fanpage: /estarurbano

Creatore Ateliê de Arquitetura

O Creatore – Ateliê de Arquitetura, liderado pelas arquitetas Laura Rios e Liana Feingold, sempre buscou alternativas de sustentabilidade em seus projetos residenciais e comerciais, agora leva essas alternativas para as ruas de Fortaleza com o Projeto Estar Urbano.

Neste final de semana tem programação legal no Parklet Beira Mar, olha aí!

AgendaCulturalAgosto_posts

Informações: Assessoria de Imprensa

♥  ♥  ♥

iMãe nas redes sociais:
Facebook: facebook.com/imaeblog
Instagram: @blogimae
Twitter: @imamaeblog
Pinterest: www.pinterest.com/imaeblog

 

About the Author

Carol Bedê

Jornalista. Mãe da Laís e do Vinícius. Já quis ser muita coisa...depois de terminar a faculdade de letras, uma especialização e a faculdade de comunicação social (jornalismo), de uma coisa tive certeza: o que eu quero mesmo é escrever. Já escrevi sobre muitos assuntos. Tentei até fazer poesia, mas nunca achava que conseguia. Depois de ser mãe resolvi escrever sobre ser mãe, sobre bebês, sobre crianças e sobre esse mundo. E só agora acho que consigo fazer poesia.

View All Articles