Atenção, mamães cheias de leitinho!!!

Com a proximidade do carnaval, os bancos de leite do Hospital Geral Dr. César Cals, do Hospital Infantil Albert Sabin e do Hospital Geral de Fortaleza, todos do governo do Estado, estão à espera das  mães que estão amamentando e têm excesso de leite para que ajudem a salvar vidas de bebês recém-nascidos. O leite doado por elas vai para os bebês internados nas unidades de terapia intensiva neonatal. Alguns são prematuros extremos, não têm força para sugar, por isso precisam do leite doado.

doação leite materno

No Hospital Geral Dr. César Cals, há 52 recém-nascidos no centro de neonatologia. Todas precisam do leite humano. O estoque atual está baixo.  Durante o carnaval, para suprir a necessidade, o ideal são 25 litros de leite. O leite doado será essencial para ajudar na recuperação, fortalecimento e desenvolvimento dos bebês. Eles podem, inclusive, ter o tempo de internação reduzido pela metade. Para doar, é bem fácil e rápido. O banco de leite do Hospital César Cals funciona 24 horas, todos os dias da semana, de domingo a domingo. Então, a qualquer momento, a mãe ou alguém da família pode ligar gratuitamente para 0800 286 5678 ou enviar um e-mail para bancodeleite@hgcc.ce.gov.br, para fazer a doação, um gesto simples e que salva vidas. O hospital possui uma equipe especializada para atendimento e vai buscar o leite doado em casa, onde também faz atendimento.

O Hospital Infantil Albert Sabin está na sexta-feira, 6 de fevereiro, com 34 crianças em tratamento. São meninos e meninas com baixo peso, prematuros, pós-cirúrgicos e com dificuldades de mamarem diretamente no peito da mãe. Há um mês e 20 dias, Lívia Caroline da Silva Cabral acompanha o filho em tratamento no Albert Sabin. Paulo José Ubaldino da Silva, com um mês de vida, nasceu pesando somente 930 gramas. Para recuperar o peso e conquistar um desenvolvimento saudável, ele se alimenta exclusivamente do leite doado, enquanto sua mãe ainda não consegue produzir. Para garantir um estoque razoável que atenda a atual demanda de 34 crianças internadas nas unidades de terapia de alto e médio risco, o Albert Sabin precisa alcançar a meta de 50 doadoras. “A nossa preocupação é ter leite para distribuir durante o feriado de carnaval. Estamos com 40 doadoras e, no estoque, temos apenas 30 litros para um consumo diário de 3,5 litros¨, diz Iraneide Velança, enfermeira do Banco de Leite do Albert Sabin.

O Banco de Leite do Hospital Geral de Fortaleza também está precisando de doações. Por dia, são necessários cerca de sete litros de leite para alimentar os pequenos prematuros que estão internados na Unidade de Terapia Intensiva e também nos leitos do Canguru. No período do carnaval, são necessários 40 litros de leite para atender toda a demanda, nos cinco dias do feriado. Atualmente, no estoque tem 23 litros, ou seja, esse número tem quase que dobrar. O Banco de Leite Humano do HGF atende uma média de 50 bebês por mês. As doações podem ser feitas no próprio hospital ou ainda, se a mãe não puder vir à unidade, a equipe do banco envia um carro para buscar o leite em casa.

Todos podem ajudar inclusive quem não é mãe ainda, pois também é necessária a doação de frascos de vidro com tampa de plástico para armazenar o leite pasteurizado. Com a doação, os bebês internados têm mais chances de recuperação e crescerão mais fortes e saudáveis. Cientificamente, está comprovado que o recém-nascido prematuro e ou doente tem as chances de recuperação mais elevadas e viver com qualidade, se a alimentação com  leite humano for proporcionada, durante o período de privação das mamadas no peito da mãe.

ONDE AS MÃES PODEM DOAR LEITE HUMANO

Banco de Leite  do Hospital Geral Dr. César Cals
Atendimento: 24 horas por dia, todos os dias da semana
Avenida do Imperador, 545, Centro
0800 286 5678 /3101 5367
bancodeleite@hgcc.ce.gov.br

Banco de Leite do Hospital Infantil Albert Sabin
Atendimento: Segunda a sexta-feira, das 7 às 17h
Rua Tertuliano Sales, 544-B – Vila União
0800 280 4169
blh@hias.ce.gov.br

Banco de Leite Humano do Hospital Geral de Fortaleza
Atendimento: de segunda a sexta-feira, das 8 às 16h
Endereço: Rua Ávila Goulart, 900 – Papicu
(85) 3101. 3335

Informações da Assessoria de Comunicação do Hias

♥  ♥  ♥

iMãe nas redes sociais:
Facebook: facebook.com/imaeblog
Instagram: @blogimae
Twitter: @imamaeblog
Pinterest: www.pinterest.com/imaeblog

 


About the Author

Carol Bedê

Jornalista. Mãe da Laís e do Vinícius. Já quis ser muita coisa...depois de terminar a faculdade de letras, uma especialização e a faculdade de comunicação social (jornalismo), de uma coisa tive certeza: o que eu quero mesmo é escrever. Já escrevi sobre muitos assuntos. Tentei até fazer poesia, mas nunca achava que conseguia. Depois de ser mãe resolvi escrever sobre ser mãe, sobre bebês, sobre crianças e sobre esse mundo. E só agora acho que consigo fazer poesia.

View All Articles