Com inauguração marcada para o dia 7 de março de 2015 (das 17h às 19h)e com o objetivo fomentar a atividade do fazer teatral e de preparar novos profissionais, a Escola de Atores Marcelino Câmara é uma idealização do ator e diretor Marcelino Câmara Gomes, que já é  referência em todo o estado e apresenta esse empreendimento pioneiro em Fortaleza.

Escola de Atores Marcelino Câmara

 

A escola fica situada na Rua Delmiro Gouveia, 1638 – Varjota (entre as Av. Santos Dumont e Dom Luís/próximo ao túnel da Av. Santos Dumont).

 Confira a programação da inauguração da escola:

-Contação de histórias, com Marcelino Câmara;
-Performance teatral de “Os Saltimbancos”, por Anny d´Lima e Thiago Gomes;
-Apresentação musical da Banda Superfantástico, com solo de Lia Veras;
-Dança Flamenga, com Denílson Almeida;
-Apresentação da Interpretação do Poema “Metade”, de Oswaldo Montenegro, por Aurélio Bastos;
-Apresentação da esquete “O Coiso”, com Aurélio Bastos e Wagner Chaves;
-Maquiagem artística, com Levi Frota.

Em seus vinte e sete anos de história, já passaram pela preparação de Marcelino Câmara mais de 2.500 alunos (alguns deles se tornaram profissionais no meio artístico), foram apresentados cerca de 100 espetáculos, e revelados nomes na TV, no teatro e no cinema. Em sua grade, além do curso regular para atores (crianças e jovens), a escola oferecerá curso Teatro Musical (Musical Theatre).

Mensalmente serão realizadas apresentações teatrais, contação de histórias e teatros de bonecos; semestralmente acontecerão as Mostras Culturais, com peças teatrais, leituras dramáticas, espetáculos de dança, exibição de vídeos, sempre realizados por alunos e professores com produção e equipe técnica da Escola de Atores Marcelino Câmara.

O MÉTODO
O método de ensino estará em constante atualização (com base nos conceitos de pesquisadores e atores consagrados), a escola acompanhará todas as tendências de arte dramática contemporânea, proporcionando um aprendizado cada vez mais eficiente, técnico e atualizado ao que se tem feito em todo o mundo com o ator praticando teatro, cinema e TV, no set, no palco ou na sala de aula.

A ESTRUTURA
O aluno cumprirá todas as fases de formação completa, que abrigará uma boa infraestrutura de aprendizado. A escola será composta por:

·        Sala principal com palco (teatro e dança), luz e som;

·        Sala de aula infantil com mini-palco, bancada de maquiagem e arara com figurinos;

·        Sala de aula juvenil com mini-palco;

·        Sala de música equipa com instrumentos musicais e som;

·        Biblioteca

·        Videoteca

MARCELINO CÂMARA
Ator e diretor reconhecido pelo seu trabalho na cena cultural cearense. É ator desde a década de 1980 e apresentou-se em diversos espetáculos. Simultaneamente, brilhou em sua carreira de diretor, encenando espetáculos musicais. Atualmente, dirige e atua no teatro e musicais. É criador do Grupo Catavento de Teatro Infantil.

CURSO TEATRO INFANTIL
O curso de Teatro Infantil terá duração de 1 ano e trata-se de um projeto voltado para o público infantil. O curso de teatro infantil vai buscar promover a sensibilização e desinibição dos alunos, através de improvisações, dramatização, exercícios corporais e vocais, criações de cena e personagens; além de trazer jogos e brincadeiras, que são atividades sempre muito bem-vindas no processo de desenvolvimento. Essa atividade terá uma importância fundamental na educação, permitindo ao aluno evoluir a vários níveis: na socialização, criatividade, coordenação, memorização, vocabulário, entre muitos outros.

CURSO JOVENS ATORES
Formar atores com excelência, essa é a missão da Escola de Atores Marcelino Câmara. Em seu curso regular, com aulas de interpretação para o teatro, expressão vocal e corporal, história do teatro, análise dramatúrgica e montagem teatral, o curso tem duração de 1 ano, com aulas duas vezes por semana. Leituras de clássicos da literatura especializada são obrigatórias, assim como uma imersão no cenário cultural local, nacional e internacional, com visitas a teatros e cinemas.

CURSOS LIVRES
A Escola está sempre em busca de aperfeiçoamento para seus alunos, por isso, oferece cursos em diversas áreas.

CURSO DE FÉRIAS
O ator moderno deve ser completo. E para isso ele deve sempre buscar novos conhecimentos e se especializar naquilo que já conhece. É com esse princípio que elaboramos todos os nossos cursos. O curso aborda noções de Teatro, Teatro Musical, para iniciantes ou para quem busca aprimoramento profissional.

CURSO MUSICAL THEATRE
O curso que será muito procurado na Escola, pela sua formação completa ao ator em busca de aprendizado para o teatro musical. Com duração de 1 ano, o curso levará o ator a um aprofundamento ao universo de musicais, aprendendo técnicas de voz e canto, dança, sapateado, interpretação. Ao final do curso, um espetáculo no palco de um teatro local marcará o término do curso e a excelência do aprendizado.

DISCIPLINAS

·        Interpretação para o teatro

·        Construção de esquetes

·        Técnicas para a improvisação

·        História do teatro

·        Canto (prática, técnicas vocais e afinação)

·        Expressão corporal

·        Práticas da cena

·        Mergulho musical

·        Mergulho teatral

·        Interpretação

·        A alma e o ator

·        Dança e construção coreográfica

·        O corpo e o movimento

·        Pulando que nem pipoca, alegre como confete

·        Teatro é a maior diversão

·        Criação do palhaço (clown)

·        Aprendendo a contar histórias

·        Um corpo infinito para o ator

·        Prática em instrumentos musicais

·        Jogos teatrais

·        Maquiagem artística

·        Composição coreográfica

Serviço:
Inauguração
Escola de Atores Marcelino Câmara
Data: 7 de março de 2015
Horário: das 17h às 19h
Endereço: Rua Soriano Albuquerque, 1107 – Joaquim Távora
(Ao lado da Gerardo Bastos/Av. Barão de Studart)
Contatos: (85) 8804 9834
Email: marcelino-camara@hotmail.com
Facebook: www.facebook.com/marcelinocamaragomes

♥  ♥  ♥

iMãe nas redes sociais:
Facebook: facebook.com/imaeblog
Instagram: @blogimae
Twitter: @imamaeblog
Pinterest: www.pinterest.com/imaeblog

About the Author

Carol Bedê

Jornalista. Mãe da Laís e do Vinícius. Já quis ser muita coisa...depois de terminar a faculdade de letras, uma especialização e a faculdade de comunicação social (jornalismo), de uma coisa tive certeza: o que eu quero mesmo é escrever. Já escrevi sobre muitos assuntos. Tentei até fazer poesia, mas nunca achava que conseguia. Depois de ser mãe resolvi escrever sobre ser mãe, sobre bebês, sobre crianças e sobre esse mundo. E só agora acho que consigo fazer poesia.

View All Articles