Gente, como vocês já sabem, estou grávida do meu segundo filho. Da primeira gestação para a segunda sempre existe diferença. Na primeira gravidez, tudo é surpresa e todos os acontecimentos são novos na nossa vida. Na segunda vez, estamos mais maduras e familiarizadas com as transformações que vamos enfrentar.

segundo filho

 

Lógico que sempre cometemos erros, mas alguns nós aprendemos e não repetimos na segunda gestação:

1.       Agora a gente já sabe que não é possível dar conta de tudo. Não dá! Você não vai conseguir cuidar do bebê, deixar a casa o tempo todo limpa, ter uma dedicação de 100% ao trabalho e ainda ter cabelo, pele e unha impecáveis. Por isso é importante determinar prioridades e fazer um planejamento.

2.       A criança chorar é super normal. Todo bebê chora por tudo, é a única maneira que ele tem de comunicar seus desejos, sentimentos e sensações, como cólica, fome e sono. No primeiro filho qualquer lágrima torna-se um desespero.

3.       Palpites alheios nem sempre são bem-vindos. Muitas opiniões vindas de avós, amigas e tias nos deixam doidinhas, mas com o segundo filho, nossa experiência é a que conta.

4.       A superproteção pode ser prejudicial. Amor, carinho e proteção fazem parte e são  essenciais na criação dos nossos filhos. Mas tudo em excesso é veneno. Mães superprotetoras podem acabar formando pessoas inseguras, dependentes e que não têm espaço para desenvolver e mostrar sua personalidade.

5.       Tudo tem hora para acontecer. Na primeira gestação sempre nos perguntamos, Por que ainda não estou sentindo enjoos? Quando o bebê deve começar a mexer? Na segunda gestação, já sabemos essas respostas. Sem ansiedades (ou com menos)!

6.       Cada criança tem um tempo para se desenvolver. Mamães de primeira viagem tendem a comparar seu filho com outras crianças. Mas depois, no segundo filho,  fica claro que isso não está certo, cada bebê vai crescer e se desenvolver no seu tempo e à sua maneira.

♥  ♥  ♥
iMãe nas redes sociais:
Facebook: facebook.com/imaeblog
Instagram: @blogimae
Twitter: @imamaeblog
Pinterest: www.pinterest.com/imaeblog

About the Author

Carol Bedê

Jornalista. Mãe da Laís e do Vinícius. Já quis ser muita coisa...depois de terminar a faculdade de letras, uma especialização e a faculdade de comunicação social (jornalismo), de uma coisa tive certeza: o que eu quero mesmo é escrever. Já escrevi sobre muitos assuntos. Tentei até fazer poesia, mas nunca achava que conseguia. Depois de ser mãe resolvi escrever sobre ser mãe, sobre bebês, sobre crianças e sobre esse mundo. E só agora acho que consigo fazer poesia.

View All Articles