Em homenagem ao Agosto Dourado, mês dedicado a Amamentação, convidamos a Daniara Pessoa ( Consultora em Amamentação, Especialista em Ciência de Alimentos pela UECE) para falar sobre o tema  pra gente. O mês de agosto já passou, mas o texto continua atual sempre. Vem ler!

Preparada para Amamentar? ( Por: Daniara Pessoa)

O que você sabe sobre Amamentação? Em quantas consultas do seu pré natal foi falado sobre amamentação, seu médico obstetra verificou as mamas e foi dito que poderia ser no momento do parto o início da amamentação?

dicas de amamentação

A geração que aqui está hoje é uma geração que não mamou exclusivamente, somos da época do leite de lata, época da foto clássica com a criança e uma parede cheia de latas de leite ao fundo, quem lembra desta foto? Então, como aprenderíamos amamentar? Não mamamos, não vimos irmãos, primos, vizinhos mamarem, convivemos com a mamadeira, era ela o nosso alimento, o que vimos alimentar a todas as crianças com quem convivemos.

E o que é preciso para estar preparada para a Amamentação?
É preciso estar pronta para se doar, não ter horários rígidos, não ter hora para comer e mesmo assim cuidar muito bem da alimentação, não ter hora pra dormir e saber que todo o cansaço tem uma causa nobre e esta fase logo passará.

É preciso estar pronta para pedir ajuda, para se entregar a um ser que nem sabe em que
mundo está, mas que sabe que só você pode fazer o mundo dele melhor. É preciso pedir
apoio, ter mãos com quem contar e não ter vergonha de dizer: cansei, preciso descansar!
É preciso se despir de regras, esquecer o relógio, desconstruir fórmulas mágicas de ‘como criar um filho educado?! Deixar de ouvir o outro e ouvir a si mesma e o seu coração, abandonar a cultura do desmame, onde se coloca que é mais interessante dar um leite industrializado do que o próprio leite materno que já vem pronto, na medida do que o bebê precisa, sem necessidade de maiores cuidados com higiene ou infecções.

O momento da Amamentação deve ser um momento de vínculo mãe e bebê, um momento de cumplicidade, troca de olhares, um momento prazeroso para os dois, se a mãe sente dor, o bebê chora muito e este momento já não é assim uma maravilha, então é preciso recorrer a um banco de leite ou consultora de amamentação. Estabelecer a pega correta é fundamental nos primeiros dias do bebê para evitar fissuras nas mamas e baixo ganho de peso do bebê. Busque sempre ouvir pessoas que lhe apoiem nos seus ideais, ouvir depoimentos negativos de amamentação ou incentivo ao uso de leite artificial pode ser um fator para o desânimo de seguir amamentando. Leia bons livros sobre o assunto, acompanhe blogs, grupos em redes sociais que sejam comprometidos com a causa. Procure um bom curso de gestante ou de Amamentação para se sentir mais segura nos primeiros dias com seu bebê. E, acima de tudo, escute o seu coração!

Boa Amamentação!

Daniara Pessoa, Consultora em Amamentação, Especialista em Ciência de Alimentos pela
UECE.
Telefone: (85) 99679 0673
Email: daniarapessoa@yahoo.com.br

♥  ♥  ♥
iMãe nas redes sociais:
Facebook: facebook.com/imaeblog
Instagram: @blogimae
Twitter: @imamaeblog
Pinterest: www.pinterest.com/imaeblog

 

About the Author

Carol Bedê

Jornalista. Mãe da Laís e do Vinícius. Já quis ser muita coisa...depois de terminar a faculdade de letras, uma especialização e a faculdade de comunicação social (jornalismo), de uma coisa tive certeza: o que eu quero mesmo é escrever. Já escrevi sobre muitos assuntos. Tentei até fazer poesia, mas nunca achava que conseguia. Depois de ser mãe resolvi escrever sobre ser mãe, sobre bebês, sobre crianças e sobre esse mundo. E só agora acho que consigo fazer poesia.

View All Articles