Começa hoje, gente!

Viagem pelo mundo através das histórias reúne narração de histórias, oficinas,
conversas e rodas de histórias

A CAIXA Cultural Fortaleza apresenta a exposição Viagem pelo mundo através das histórias, do grupo carioca Os Tapetes Contadores de Histórias. A mostra acontece de 21 de novembro a 24 de janeiro para o público infanto-juvenil. É uma exposição que convida o público a conhecer os cinco continentes, conhecendo culturas e costumes de cidades pelo mundo por meio de histórias e belos cenários. A ambientação traz os delicados tapetes do acervo do grupo, com bordados e aplicações especiais, tecidos que se transformam em cenários para que bonecos de pano tornem-se personagens e possam viver aventuras nas palavras e mãos de contadores de histórias e visitantes. O projeto também terá atividades como narração de histórias, oficinas, rodas de conversas e de histórias.

Viagem pelo mundo através das histórias

Com obras inéditas, a exposição apresenta um recorte no repertório do grupo. Algumas delas foram criadas pelos integrantes d’Os Tapetes Contadores de Histórias, outras em processos colaborativos em oficinas no Rio de Janeiro, além de alguns feitos em parceria com artistas e artesãos do Peru e França.

caixa cultural

O projeto inclui sessões de narração de histórias, duas oficinas sobre a arte de contar histórias, uma roda de conversa com o tema Mediação como busca de autonomia, além de uma roda de histórias, com o objetivo de trocar experiências e narrativas. Nas sessões de histórias, que acontecem a partir de 21 de novembro, de terça a sexta, às 10h e 14h, e aos sábados e domingos, às 16 horas, Os Tapetes Contadores de Histórias recebem um grupo, sendo espontâneo ou previamente agendado, que fará um pequeno passeio pela exposição.

Durante esse passeio, o grupo poderá ver imagens, tocar alguns dos personagens, ouvir trechos de algumas das histórias, e ao final, ouvirá três histórias contadas e ilustradas com objetos e bonecos que dão vida às aventuras dos personagens. Escolas que desejarem agendar um grupo para esta atividade devem solicitar pelo email agendamento.tapetes@hotmail.com.

Há 17 anos, o grupo, capitaneado por Cadu Cinelli e Warley Goulart, vem desenvolvendo propostas artísticas multidisciplinares que alinham as artes têxteis, oralidade, teatro e animação de formas.

Roda de conversa: será um encontro reflexivo com a presença de Thiago Borazanian (psicopedagogo, fotógrafo e arte educador) e de Cadu Cinelli (ator, contador de histórias e artista visual). Eles vão abordar os estímulos e ambientes artísticos e culturais disponíveis para crianças e jovens e sua influência na percepção e na educação a partir das seguintes questões: o que as escolas, os museus e a instituições culturais estão fazendo para manter esses espaços como espaços de vida? As pessoas se veem nesses espaços? Sentem que pertencem a eles? Qual o papel dos educadores e mediadores? A partir desses questionamentos, e de outros que surgirão, desejamos propor um bate-papo sobre a busca de autonomia e emancipação dos sujeitos através da experiência. Dia 02 de dezembro, das 17h às 20h, com distribuição de senhas 30 minutos antes.

 

Roda de histórias: É um encontro para narração de histórias com a participação do público. Os interessados em participar devem retirar as senhas gratuitamente 30 minutos antes do começo da roda, que será dia 22 de janeiro, das 17h às 20h.

 

Os Tapetes Contadores de Histórias: desde 1998, realiza espetáculos, sessões de histórias, oficinas, exposições interativas e projetos culturais que envolvem oralidade, artes visuais e teatro. Com coordenação de Cadu Cinelli e Warleu Goulart, criou e se utilizou de objetos (tapetes, painéis, malas, aventais, roupas, caixas e livros de pano) como cenários de contos autorais e populares de origens diversas, a fim de despertar o imaginário de crianças, jovens e adultos para as artes e a leitura. Formados em Artes Cênicas pela UniRio, suas pesquisas têm como base os contos de tradição oral e da literatura em geral e as intersecções entre oralidade e artes visuais.

Atualmente, o grupo possui um acervo de 55 objetos que correspondem a um repertório que vai de contos populares de origens diversas a escritores, como Ana Maria Machado, Carlos Drummond de Andrade, Jutta Bauer, Manoel de Barros, Marina Colasanti, Peter Bichsel e Ricardo Azevedo.

Serviço:

  • Exposição Viagem pelo mundo através das histórias

Local: CAIXA Cultural Fortaleza

Endereço: Av. Pessoa Anta, 287, Praia de Iracema

 Abertura e visitação

Data: 21 de novembro de 2015 a 24 de janeiro de 2016 (no dia 20 de novembro, às 19h, haverá um coquetel de abertura para imprensa e convidados)

Horário: de terça-feira a sábado, das 10h às 20h e aos domingos, das 10h às 19h

Classificação indicativa: Livre

Entrada Gratuita
Serviço de manobrista gratuito no local no dia da abertura
Acesso para pessoas com deficiência

 

  • Oficinas Ateliê de Histórias

 

Formação de contadores de histórias com Cadu Cinelli

Vagas: 25 participantes

Data: de 24 a 27 de novembro de 2015

Horário: 17h às 20h

Inscrições: gratuitas, entre 17 a 21 de novembro pelo email: oficina.tapetes@hotmail.com

 

Formação de contadores de histórias com Warley Goulart

Vagas: 25 participantes

Data: 12 a 15 de janeiro de 2016

Horário: 17h às 20h

Inscrições: gratuitas, entre 05 a 08 de janeiro pelo email: oficina.tapetes@hotmail.com

 

  • Apresentações

 

Para grupos agendados

Data e horário: terça a sexta, às 10h e 14h (a partir do dia 05 de janeiro)

Lotação: 40 lugares

Agendamentos: os agendamentos gratuitos são feitos pelo email: agendamento.tapetes@hotmail.com

 

Para público espontâneo

Data e horário: sábados e domingos, sempre às 16h (não haverá apresentação entre os dias 15/12/15 e 05/01/16)

Senhas distribuídas a partir de 30 minutos antes do início

Lotação: 40 lugares

Durante as apresentações (cerca de 1h cada), a exposição fica fechada para visitação.

♥  ♥  ♥

iMãe nas redes sociais:
Facebook: facebook.com/imaeblog
Instagram: @blogimae
Twitter: @imamaeblog
Pinterest: www.pinterest.com/imaeblog

About the Author

Carol Bedê

Jornalista. Mãe da Laís e do Vinícius. Já quis ser muita coisa...depois de terminar a faculdade de letras, uma especialização e a faculdade de comunicação social (jornalismo), de uma coisa tive certeza: o que eu quero mesmo é escrever. Já escrevi sobre muitos assuntos. Tentei até fazer poesia, mas nunca achava que conseguia. Depois de ser mãe resolvi escrever sobre ser mãe, sobre bebês, sobre crianças e sobre esse mundo. E só agora acho que consigo fazer poesia.

View All Articles