Oi, famílias!
Estamos penando com a indisciplina da Laís (5 anos). Para fazer as atividades normais da rotina dela sempre tem escândalo, obstáculos e muitos NÃOS! Que fase! Postei nas redes sociais do blog esses dias o quadro que fizemos para estimular a Laís.

paineldepontos

Fiz um quadrinho com as atividades que ela dá mais trabalho para realizar e estamos tentando estimular. Na escola também o assunto é esse: “o que você sabe fazer sozinho?”. Então estamos aproveitamos e entramos no embalo. Cada tarefa cumprida ela ganha uma “carimbada”! A cada 10 pontinhos ela vai ganhando prêmios que são, na grande maioria, passeios.
A dica é soltar a criatividade numa folha ou cartolina com canetinhas e carimbos ou adesivos.

O post foi super comentado e algumas mães (psicólogas) me deram dicas e fizeram críticas ao método que usei. Como aqui minha intenção não é ser dona da verdade, vou transcrever a opinião de duas que eu achei super válidas e me fizeram ter maiores cuidados com as recompensas.

ANA CECÍLIA: “Um quadro de “recompensas” é uma boa estratégia inicial. Mas, com o passar do tempo, a criança retorna a demonstrar todo o comportamento “desafiador” de antes. ´Dependendo da idade da criança, entender o motivo de tanta rebeldia e organizar novos métodos com a família toda pode funcionar mais. Depende de cada família, claro. Mas se encararmos que para cada comportamento desejado tem um pedido implícito, ao entender esses pedidos, conseguimos um “bom comportamento” sem precisar negociar nada com a criança”.

RAISA ARRUDA: Carol, dá uma olhada no canal no YouTube da Clarissa Yakiara sobre essa situação das recompensas. Vai te ajudar bastante. 😉

E eu fui no canal e estou assistindo aos poucos todos os vídeos!
A gente se ajuda!

♥  ♥  ♥

iMãe nas redes sociais:
Facebook: facebook.com/imaeblog
Instagram: @blogimae
Twitter: @imamaeblog
Pinterest: www.pinterest.com/imaeblog

About the Author

Carol Bedê

Jornalista. Mãe da Laís e do Vinícius. Já quis ser muita coisa...depois de terminar a faculdade de letras, uma especialização e a faculdade de comunicação social (jornalismo), de uma coisa tive certeza: o que eu quero mesmo é escrever. Já escrevi sobre muitos assuntos. Tentei até fazer poesia, mas nunca achava que conseguia. Depois de ser mãe resolvi escrever sobre ser mãe, sobre bebês, sobre crianças e sobre esse mundo. E só agora acho que consigo fazer poesia.

View All Articles