Olha que interessante!

O ruído é a terceira causa de poluição no mundo, ficando atrás somente da poluição do ar e da água, e é uma das principais causas de problemas auditivos. Segundo a Organização Mundial de Saúde, há cerca de 280 mil pessoas no mundo com problemas auditivos e cerca de um quarto deles tem início na infância.

escola toca da criança

Para evitar que os pequenos fiquem expostos a sons muito altos,a Escolinha Toca da Criança desenvolve o projeto chamado “Menos Ruído Mais Saúde Auditiva”. Os corredores do colégio estão sinalizados com placas de trânsito educativas associadas à sinalização de trânsito para que os alunos cooperem para a diminuição do ruído na escola.

Como funciona. Para cada faixa etária uma atividade diferente. No infantil I e II as crianças serão conduzidas ao comando da fono da escola que estará caracterizada, com vestimenta de guarda. Ao passarem pelos diversos ambientes como corredores, parquinho e refeitório, será dada a explicação do significado da sinalização de cada placa. Vermelha: silencio. Amarela: falar baixinho. Verde: falar a vontade.

Já para os alunos do Infantil III e IV será realizada uma gravação com diferentes sons de forte e fraca intensidades e eles deverão identificar na cartela o som correspondente, tais como: vozes, choro, gritos, avião, carro, britadeira, ruído de ventilador, objetos sendo arrastados como cadeiras e mesas, etc.

Os mais crescidinhos do Infantil V e PrimeiroAno do Fundamental também farão uma gravação e vão aprender a mensurar cada ruído em unidade de medida, por decibéis.“Nós queremos estimular as crianas a diminuir o ruído na escola, fazer com que elas reconheçam e identifiquem sons ambientais e ainda percebam a diferença dos sons fortes e fracos.” Afirma a fonoaudióloga Isabel Almeida Freire.

Algumas dicas para evitar ruído no dia a dia:
 Prefira andar com as janelas do carro fechadas em ruas e avenidas movimentadas; o vidro serve como barreira para a entrada do som muito alto

 Nunca ultrapasse a metade do indicador de volume na televisão da sua casa; como a regulagem varia de um aparelho para outro, fica difícil estabelecer um volume padrão recomendável. Mas sempre regule o mais para baixo possível

 O mesmo vale para aparelhos de som. Evite ouvir música muito alta dentro de casa ou do carro e, se seu filho já for grandinho, aconselhe-o a evitar o volume alto em players individuais, como o iPod. Esses aparelhinhos chegam a mais de 110 dB, quando o limite de tolerância de ruído que não cause danos a audição é de 85dB.

Informações: Assessoria de Imprensa

♥  ♥  ♥

iMãe nas redes sociais:
Facebook: facebook.com/imaeblog
Instagram: @blogimae
Twitter: @imamaeblog
SnapChat: carolbede
Pinterest: www.pinterest.com/imaeblog

 

About the Author

Carol Bedê

Jornalista. Mãe da Laís e do Vinícius. Já quis ser muita coisa...depois de terminar a faculdade de letras, uma especialização e a faculdade de comunicação social (jornalismo), de uma coisa tive certeza: o que eu quero mesmo é escrever. Já escrevi sobre muitos assuntos. Tentei até fazer poesia, mas nunca achava que conseguia. Depois de ser mãe resolvi escrever sobre ser mãe, sobre bebês, sobre crianças e sobre esse mundo. E só agora acho que consigo fazer poesia.

View All Articles