Mães fazem cursos de gastronomia e mudam suas vidas para melhor

Muitas mulheres passam pelo dilema da conciliação entre o trabalho e o tempo com os filhos. Algumas embarcam em um universo bastante novo e desafiante, como é o caso de mães de crianças autistas ou com alergias. As histórias de Robéria Rodrigues, da Associação Pintando o SeteAzul, e Raquel Gomes, da SOS Alergia, retratam bem essa realidade. Bolos e pães mudaram a vida dessas duas mães que aprenderam a fazê-los em cursos do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial do Ceará (Senac/CE). O bem-estar e a saúde dos filhos foram fatores impulsionadores quando decidiram investir em cursos na área de gastronomia, empreender e mudar suas vidas.

Robéria fez parte do projeto Mães Empreendedoras, que atendeu cerca de 90 mães de crianças autistas. A presidente da Associação Pintando o SeteAzul, Kellyane Chaves, explica como se deu a iniciativa. “Costumo dizer que esta é uma parceria tripla, o Senac cedeu o espaço físico, a cozinha, as instalações para realização do curso; a Associação Pintando o Sete Azul entrou com a compra dos insumos e materiais, e uma mãe voluntária doou um pouco de seu tempo, conhecimento e boa vontade para a ensinar as outras mães”.

Essa mãe voluntária generosa também é mãe de uma criança autista e se chamase Aldenízia Girão. Instrutora do Senac/CE há 15 anos, ela foi peça central nessa história. “Sempre gostei de trabalhar na área social e percebi que poderia contribuir. Na associação existem muitas famílias que dependem do SUS, de transporte público para locomoção, enfrentando desafios diários. O curso tem como objetivo gerar a independência delas”.

Robéria Rodrigues, mãe do João Gabriel, 12 anos, conta que a encomenda dos doces sempre a alegra. “O Mães Empreendedoras foi, pra mim, a melhor coisa que aconteceu por se tratar de um professora que eu já tinha ouvido falar e queria muito conhecer, ainda mais por ser mãe de autista. Tudo foi surgindo e agarrei todas as oportunidades possíveis. Foram momentos de muita troca de experiências, aprendizado e possibilidade de gerar renda. O Senac abriu nossas primeiras portas, somos muito gratas”, diz.

Os bolos e pães também mudaram a vida de Raquel Gomes e de toda a família. Ela hoje administra junto com o marido a SOS Alergia e atende a pedidos de confeitaria feitos numa cozinha diferenciada e estéril, feita especialmente com a finalidade de atender os alérgicos.

Para Raquel, o Senac foi um divisor de águas. “Eu trabalhava fora de casa como assistente social quando meu filho começou a apresentar as alergias. Então eu fiz o curso e esse aprendizado na cozinha me ajudou bastante a preparar alimentos adequados para ele. Então comecei a produzir e atender a outras famílias, com as mesmas necessidades que eu. As demandas começaram a crescer e aparecer clientes com outras alergias, além do leite. Hoje sou muito realizada porque sei que estou oferecendo algo seguro para meu filho e outras tantas crianças”, conta a empresária.

Informações: Assessoria de Imprensa

CONTATO SENAC
Fone: (85) 3270.5491 | www.ce.senac.br

iMãe nas redes sociais:
Facebook: facebook.com/imaeblog
Instagram: @blogimae
Twitter: @imamaeblog
Pinterest: www.pinterest.com/imaeblog
Email para contato: imamae.blog@gmail.com

About the Author

Carol Bedê

Jornalista. Mãe da Laís e do Vinícius. Já quis ser muita coisa...depois de terminar a faculdade de letras, uma especialização e a faculdade de comunicação social (jornalismo), de uma coisa tive certeza: o que eu quero mesmo é escrever. Já escrevi sobre muitos assuntos. Tentei até fazer poesia, mas nunca achava que conseguia. Depois de ser mãe resolvi escrever sobre ser mãe, sobre bebês, sobre crianças e sobre esse mundo. E só agora acho que consigo fazer poesia.

View All Articles