Fazer com que seu filho coma de forma saudável é uma das suas metas? Com a volta às aulas, surgem as tentações na hora do intervalo – salgados fritos, doces, balas, refrigerantes e bebidas açucaradas que são frequentes nas cantinas – o que pode dificultar nesse processo. Por isso, conversamos com a nutricionista Nayara Araújo, do grupo Viver Bem – Sobrepeso e Obesidade Infantil, da Medicina Preventiva da Unimed Fortaleza, para elencar algumas dicas importantes para montar lanches equilibrados e nutritivos para a criançada.

Para a nutricionista, os pais devem estar atentos e procurar realizar um acompanhamento nutricional desde os primeiros anos de vida do filho. “Esse processo pode ajudar no equilíbrio de nutrientes e na construção de hábitos alimentares adequados. Quando os filhos ingressam na escola, o cuidado na escolha das refeições que serão realizadas na escola deve ser redobrado para garantir bons hábitos alimentares”, esclarece Nayara.

Dicas para um lanche escolar saudável e divertido

• Prepare lanches atrativos e coloridos. Por exemplo: corte frutas, pão ou tapioca com boleadores ou cortadores de biscoito. Utilize forminhas coloridas de silicone para armazenar bolinhos caseiros ou frutinhas picadas;

• Para as crianças que gostam de guloseimas e alimentos que não são tão saudáveis, acorde um dia na semana para ela consumir esse alimento. Normalmente, a criança só vai dar preferência a esses alimentos se ela já os tiver consumido antes;

• Na cantina, dê preferência a alimentos mais saudáveis como salada de frutas, suco de fruta natural, pão de queijo ou sanduíche de queijo. É importante evitar frituras, refrigerantes, suco industrializados e salgados em geral;

• Fuja das opções industrializadas. Na hora de montar a lancheira, é importante sempre inserir alimentos mais naturais, evitando assim os industrializados para a rotina.

Exemplos de lancheiras saudáveis

1- Fruta + iogurte natural sem açúcar + aveia em flocos e água;

2- Sanduíche de pão integral com patê de frango com cenoura e milho + 01 porção de fruta;

3- Milho cozido + 01 fatia de queijo branco;

4- 01 porção de fruta + castanha de caju ou pipoca.

Sobre o Grupo Viver Bem – Sobrepeso e Obesidade Infantil

O Viver Bem – Sobrepeso e Obesidade Infantil é um grupo da Medicina Preventiva da Unimed Fortaleza, voltado para crianças entre 7 e 12 anos, com diagnostico de sobrepeso ou obesidade. As sessões acontecem uma vez por semana, às sextas-feiras de 14:30 as 16:00, com o intuito de orientar crianças e responsáveis acerca da reeducação alimentar e mudanças no estilo de vida, visando à redução do peso, a prevenção da obesidade na adolescência e vida adulta e, consequentemente, melhoria do estado nutricional e redução de complicações.

O grupo é gratuito para clientes da Unimed Fortaleza, mas pode ser contratado de forma particular por outras pessoas. . Para mais informações, os interessados podem entrar em contato pelo número (85) 3208-2900.

 

Informações: Assessoria de Imprensa

iMãe nas redes sociais:
Facebook: facebook.com/imaeblog
Instagram: @blogimae
Twitter: @imamaeblog
Pinterest: www.pinterest.com/imaeblog
Email para contato: imamae.blog@gmail.com

About the Author

Carol Bedê

Jornalista. Mãe da Laís e do Vinícius. Já quis ser muita coisa...depois de terminar a faculdade de letras, uma especialização e a faculdade de comunicação social (jornalismo), de uma coisa tive certeza: o que eu quero mesmo é escrever. Já escrevi sobre muitos assuntos. Tentei até fazer poesia, mas nunca achava que conseguia. Depois de ser mãe resolvi escrever sobre ser mãe, sobre bebês, sobre crianças e sobre esse mundo. E só agora acho que consigo fazer poesia.

View All Articles