Imóveis e Negócios

Arquitetura: Cores, sem medo de ousar.

A escolha da cor nas paredes é uma etapa muito importante da decoração. São elas as responsáveis por dar personalidade ao ambiente e até estimular nossos sentimentos e emoções. Estudos comprovam que as cores nos influenciam todo o tempo.

É no uso das cores na decoração que podemos criar ambientes que podem nos transmitir diversos tipos de sensação. Cabe ao decorador, saber escolher os tons apropriados para cada espaço. Tons claros, por exemplo, passam tranquilidade, sensação de relaxamento, mas em excesso, podem causar depressão, frieza. Assim como as cores quentes, que podem causar irritabilidade, mas, se usadas de forma ponderada, podem trazer alegria, aconchego e ajudar na criatividade! Na decoração, o equilíbrio é o grande segredo!

As cores também influenciam em nossa percepção do espaço.  Elas podem escurecer um ambiente ou dar a sensação de amplitude.

O importante é considerar o gosto pessoal, o “clima” que se quer criar para, a partir daí, escolher a cor que consiga transmitir toda a intenção. Através das cores podemos criar ambientes aconchegantes, austeros, intimistas, românticos, alegres etc.

Abaixo, dois exemplos de ambientes onde foram usadas cores vibrantes e alegres. A ideia foi criar um local de trabalho que atendesse todas as necessidades funcionais e de conforto, mas que também transmitissem um clima alegre e cheio de energia!

Arquiteta: Fernanda Borges; Design de Interiores: Cynthia Sudário

Arquitetas: Fernanda Borges, Andréa Fernandes e Deborah Lima

As cores são muitas e em cada uma delas há uma grande variedade de tonalidades, o que nos proporciona um mundo de possibilidades. O importante é saber adequar a cor a cada situação e não ter medo de ousar!

 

por: Fernanda Borges – Arquiteta, Urbanista e Engenheira Civil.

Recomendado para você