Fortaleza –  (atualizada em 25/8, às 0h59min) O edital de concessão do Aeroporto de Fortaleza, já em operação compartilhada Infraero-Fraport, prevê o uso do atual terminal, a conclusão das obras paralisadas e a utilização da pista que há. De todo modo, um escritório de projetos desenhou um modelo possível para o Pinto Martins. 

Nas projeções, vê-se um novo terminal, voltado para a BR-116. Nas imagens, duas pistas com cerca de 3.200 metros e 3.150 metros; e 35 pontes de embarque.

Duas fontes confirmaram a veracidade do estudo. Contudo, não é possível afirmar ter sido encomendado pela Fraport.

O secretário do Turismo do Ceará, Arialdo Pinho, disse ao Blog que as projeções não fazem sentido pelo que está no contrato assinado pela Fraport.

O que diz a Fraport

Procurada pelo Blog, a empresa afirmou por e-mail, por meio da Assessoria de Imprensa: “A Fraport Brasil não encomendou o estudo divulgado. As projeções também não refletem os planos da Fraport para o aeroporto”.

E acrescentou: No momento, a Fraport Brasil está estabelecendo sua presença em Fortaleza e Porto Alegre, recrutando, realizando diligências técnicas e operacionais detalhadas nos aeroportos e preparando sistemas e processos para assumir o controle operacional do aeroporto e dar início às obras.

As obras não concluídas também estão sob avaliação. A decisão será tomada a partir da condição atual e da viabilidade de incorporá-las no novo projeto, que fortalecerá a imagem do aeroporto, assegurando uma experiência agradável baseada em limpeza para os clientes, tempos de espera razoáveis, espaços comerciais atraentes e qualidade de atendimento.

Estudos para aproveitamento do Pinto Martins foram feitos por um escritório de projetos

 

About the Author

Jocélio Leal

Editor-chefe dos núcleos de Negócios e Economia do O POVO- POPVeículos/ POP Imóveis e Construção/Empregos& Carreiras/ Editoria de Economia/ Colunista de Economia e Política no O POVO/ editor-executivo do Anuário do Ceará desde 2001/ Apresenta flashes do Blog nas rádios O POVO-CBN e Nova Brasil FM/ Apresentador da TV O POVO (Canal Futura)

View All Articles