Comunidade cearense atendida pela AMA: Ambev garante destinar 100% do lucro da água para projetos no semiárido. (Foto: Divulgação)

São Paulo – A Sea Jr, empresa júnior da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (RN), foi a vencedora do Desafio AMA, a água mineral da Ambev. O projeto será implantado na comunidade de Sítio Caiçara, em Jaguaruana, a 187 km de Fortaleza (CE).

O projeto de Aquaponia para organismos aquáticos e hortaliças para geração de renda em comunidades do semiárido receberá um aporte de R$ 30 mil para implementação.

O projeto utilizará a água proveniente dos poços financiados pela água AMA, que reverte 100% do lucro obtido com suas vendas a projetos de acesso à água no semiárido.

Haverá recirculação de água suficiente para a criação de peixes e para o cultivo de hortaliças.

A horta será regada com a água utilizada pelos peixes, que contém nutrientes fertilizantes.

“Será possível gerar renda de forma sustentável e uma economia de subsistência para as famílias da região”, explica Carla Crippa, gerente de sustentabilidade da Ambev.

O sistema terá capacidade para produção de até 250 kg de peixe por tanque e de 3 mil mudas de hortaliças no espaço para hortas.

Estima-se que o lucro com a venda dos alimentos possa chegar a R$4.500 por mês e o valor investido possa ser recuperado em até 7 meses.

Ano passado, a ideia vencedora foi da empresa júnior Ciclo Jr, da Universidade Federal do Ceará(UFC).

A turma propôs um projeto em que se utiliza plantas e o calor para reuso de água. Após o período de testes, o projeto será implementado em Quixadá, no Ceará.

About the Author

Jocélio Leal

Editor-chefe dos núcleos de Negócios e Economia do O POVO- POPVeículos/ POP Imóveis e Construção/Empregos& Carreiras/ Editoria de Economia/ Colunista de Economia e Política no O POVO/ editor-executivo do Anuário do Ceará desde 2001/ Apresenta flashes do Blog nas rádios O POVO-CBN e Nova Brasil FM/ Apresentador da TV O POVO (Canal Futura)

View All Articles