Hilma Macedo: dentre mais de 600 inscrições, de todo o mundo, foi uma das 38 contempladas com a Bolsa da multinacional de origem francesa e base principal nos EUA (Foto( Divulgação – UFC)

Fortaleza –  A professora Hilma Macedo de Vasconcelos, do Centro de Tecnologia da UFC, foi uma das 38 contempladas no programa Faculty for the Future, da Fundação Schlumberger. As bolsas de pós-doutorado apenas para mulheres, voltadas para o ano acadêmico 2017-2018, tinham mais de 600 inscrições.

Hilma faz estágio pós-doutoral no National Institute of Standards and Technology (Instituto Nacional de Padrões e Tecnologia – NIST), nos EUA, em parceria com a Universidade do Colorado em Boulder.

Doutora em Física, com experiência em óptica e computação quânticas, Hilma é professora adjunta do Departamento de Engenharia de Teleinformática da UFC.

A fundação concedente da bolsa é um braço da Schlumberger, gigante prestadora de serviços no setor de petróleo com lucro acima de US$ 4 bilhões.

Estudo recente feito pela Sociedade Brasileira de Física mostrou que apenas 5% dos pesquisadores no topo da carreira são mulheres.

O programa da multinacional é focado em mulheres que atuam nas áreas STEM (Science, Technology, Engineering and Mathematics – Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática).

O trabalho de um ano de Hilma nos EUA pesquisa técnicas de análise de dados para tomografia de estados quânticos.

A UFC divulgou o seguinte depoimento dela sobre o trabalho: “Tomografia nuclear é bastante conhecida na sociedade por conta de sua aplicação em medicina. O paciente absorve e reemite radiação eletromagnética, e essa radiação é detectada. Imagens são reconstruídas a partir desses dados”.

Continua: “Similarmente, temos também a tomografia de estados quânticos (TEQ), que é um procedimento experimental para caracterizar um estado quântico desconhecido. Nesse caso, em vez de um paciente, temos um sistema quântico, e a radiação eletromagnética é substituída por medições quânticas. TEQ é essencial no desenvolvimento de computadores quânticos”. (Com informações da UFC)

 

 

Tagged in:

, ,

About the Author

Jocélio Leal

Editor-chefe dos núcleos de Negócios e Economia do O POVO- POPVeículos/ POP Imóveis e Construção/Empregos& Carreiras/ Editoria de Economia/ Colunista de Economia e Política no O POVO/ editor-executivo do Anuário do Ceará desde 2001/ Apresenta flashes do Blog nas rádios O POVO-CBN e Nova Brasil FM/ Apresentador da TV O POVO (Canal Futura)

View All Articles