Beatriz estuda em Munique, na Alemanha, e foi estagiária voluntária na Seplag-CE após seleção pela Vetor Brasil (Foto: Divulgação)

Fortaleza –  A paulistana Beatriz Garabosky, aluna dos cursos de graduação em Ciências Políticas e Economia, da Universidade de Munique, na Alemanha, foi a segunda estudante a estagiar na Secretaria do Planejamento e gestão do Ceará (Seplag) no programa Summer.

O período de atuação de cada Summer é de no máximo 12 semanas. O Trainne Summer é voluntário e as despesas do estudante são de sua própria responsabilidade.

Beatriz passou por uma seleção da ONG Vetor e entrevistas com gestores da Seplag. “Quando me inscrevi no programa tinha o intuito de estagiar em São Paulo para ficar perto da família. Mas quando conheci a proposta de trabalho da Seplag aceitei o desafio.”

O estágio voluntário na Seplag foi de 10 de agosto a 20 de outubro. Logo que chegou, Beatriz passou por um treinamento na Escola de Gestão Pública para atuar no Programa de Gestão por Resultados – GpR.  Ela também integrou a equipe do Plano Plurianual – PPA.

Summer Job

A Seplag fechou, no início deste ano, acordo de cooperação com a Vetor Brasil, para o programa de estágio Summer em Gestão Pública, para estudantes de graduação e pós-graduação de universidades estrangeiras.

Há vagas para estudantes brasileiros que estejam cursando graduação ou pós-graduação no Exterior, e que queiram ter uma experiência profissional no Governo durante as férias de verão.

Antes de Beatriz, quem passou por lá foi Marco Camargo. Ele permaneceu na Seplag entre junho e agosto, atuando como voluntário nas férias do mestrado em Administração Pública em Desenvolvimento Internacional (MPA/ID) na Harvard Kennedy School (EUA).

Segundo a Seplag, o processo seletivo é feito totalmente on-line. Inclui um teste de atualidades, perguntas de valores e motivação, e entrevista via skype. Os aprovados pelo processo do Vetor Brasil são indicados a uma ou mais vagas em Governos, onde passam por uma entrevista final de aprovação para o estágio.

About the Author

Jocélio Leal

Editor-chefe dos núcleos de Negócios e Economia do O POVO- POPVeículos/ POP Imóveis e Construção/Empregos& Carreiras/ Editoria de Economia/ Colunista de Economia e Política no O POVO/ editor-executivo do Anuário do Ceará desde 2001/ Apresenta flashes do Blog nas rádios O POVO-CBN e Nova Brasil FM/ Apresentador da TV O POVO (Canal Futura)

View All Articles