Zeina Latif foi a convidada do Fórum Ideias em Debate, da Fiec. Após a palestra, ela respondeu perguntas da plateia e do redator do Blog (Foto: J. Sobrinho/FIEC)

Fortaleza – A economista-chefe da XP Investimentos, Zeina Latif, vê legados nas Eras Lula e FHC, mas nenhuma herança válida na Era Dilma. Ela foi a convidada do Fórum Ideia em Debate, na noite desta segunda-feira, no auditório da Federação das Indústrias do Ceará (Fiec).

E afirmou: “Se é pra gente julgar nosso futuro, que seja pelo legado de FHC e Lula. Vamos combinar isso? E não pelo que foi feito nos últimos anos. Cada um foi deixando seu legado. Os dois foram governos sociais-democratas. Um se comunicava melhor do que o outro. Os dois cometeram erros? Sim. Mas os dois deixaram legados importantes para o País.”

E prosseguiu: “Eu acho que a Dilma foi um retrocesso tremendo. Ela não entendeu nada, não se cercou de pessoas sábias e, infelizmente, muitas políticas foram com o apoio do setor produtivo, que estava ali sem entender o que estava acontecendo”.

Em tom de brincadeira, Zeina afirmou: “Talvez vocês estejam achando que meu hobby é falar mal da ex-presidente Dilma. Talvez seja mesmo (risos)”.

Zeina leu os claros sinais de recuperação da economia (Foto: JL)

Estamos mais maduros 

Para Zeina, estamos mais maduros, após a desastrada política de campeões nacionais da Era Dilma. “Foi inacreditável a aprovação da TLP, foi inacreditável a aprovação da reforma trabalhista. Tem coisas acontecendo no Brasil”, disse.

Zeina lembra que há dois anos, um ano, sindicalistas nem sequer aceitavam discutir reforma da previdência, hoje ainda que discordem de pontos – “é o papel deles” – compreendem que algo tem de ser feito.

Para Zeina, o Copom ainda tem espaço para reduzir a taxa básica dos juros a 6,5%. Crescimento da economia em 2018? Ela trabalha com otimistas 3%.

 

Tagged in:

, ,

About the Author

Jocélio Leal

Editor-chefe dos núcleos de Negócios e Economia do O POVO- POPVeículos/ POP Imóveis e Construção/Empregos& Carreiras/ Editoria de Economia/ Colunista de Economia e Política no O POVO/ editor-executivo do Anuário do Ceará desde 2001/ Apresenta flashes do Blog nas rádios O POVO-CBN e Nova Brasil FM/ Apresentador da TV O POVO (Canal Futura)

View All Articles