Aterro da Praia de Iracema, em Fortaleza, na manhã desta terça-feira (7/11) (Foto: Jocélio Leal)

Fortaleza – Pesquisa encomendada pelo Ministério do Turismo à FGV revela: 26,5% dos brasileiros pesquisados têm a expectativa de viajar nos próximos seis meses. Conforme o MTur, é o maior percentual do ano. Bela notícia que confirma a retomada da economia. O Nordeste é a região mais desejada pelos viajantes nacionais: metade sonha em vir. Precisamente 49%.
Do total dos que irão embarcar,  81,8% pretendem viajar dentro do País mesmo. Depois do Nordeste, vêm o Sudeste, com 23,4%; oSul (14,3%); Centro-Oeste (8,7%) e Norte (4,6%).

Do potenciais viajantes,  57,1% falam em pegar um avião. Depois, vem o automóvel, com 32,5%.

Hoteis e pousadas são a opção preferida entre os entrevistados, com 46,6%. (Ufa! para parentes e amigos).  Mas 37,2% vão pedir a gentileza.

PESQUISA

A Sondagem do Consumidor – Intenção de Viagem é realizada mensalmente pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) em Belo Horizonte, Brasília, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo. Juntas, são 70% do fluxo turístico doméstico brasileiro. O MTur não divulgou o tamanho do universo pesquisado.

Tagged in:

, , ,

About the Author

Jocélio Leal

Editor-chefe dos núcleos de Negócios e Economia do O POVO- POPVeículos/ POP Imóveis e Construção/Empregos& Carreiras/ Editoria de Economia/ Colunista de Economia e Política no O POVO/ editor-executivo do Anuário do Ceará desde 2001/ Apresenta flashes do Blog nas rádios O POVO-CBN e Nova Brasil FM/ Apresentador da TV O POVO (Canal Futura)

View All Articles